24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai:Pais aguardam desde sexta, vagas para os filhos

2008-01-13 11:11:00

Vilson Nascimento

Vários pais estão enfrentando chuva e sol desde a madrugada de sexta-feira (11), acampados em frente a uma escola da rede estadual de ensino para garantir vaga para os filhos em Amambai.

A Escola Estadual Dom Aquino Correia, que funciona anexa às instalações da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) é considerada uma referência entre as demais escolas da rede estadual em Amambai, fator que acaba gerando uma “corrida” atrás das raras vagas existentes para alunos novos no início de cada ano, já que alunos matriculados na escola no ano anterior tem suas vagas garantidas e por conta do espaço físico, a escola, que atende anualmente cerca de 450 alunos, enquanto as outras três escolas estaduais existentes no município atendem em média entre 1.300 a 1.500, não tem como ampliar o número de vagas oferecidas.

Outro fator que também favorece a formação de filas para conseguir a matrícula é a não adoção, por parte da Secretaria de Estado de Educação, de um sistema de prioridade regional para as matrículas, ou seja, alunos que residem mais próximo a escola tem prioridade para a vaga. Sem esse critério, moradores de várias regiões da cidade acabam procurando a Escola Dom Aquino para matricular seus filhos.

Poucas Vagas– Apesar dos esforços dos pais em permanecerem acampados ao relento aguardando o início das matriculas, que serão abertas a partir das 8h da manhã desta segunda-feira (14), alguns nem terão a vaga garantida.

Acontece que ao chegarem na escola, muitos ainda no meio da madrugada da sexta-feira, os próprios pais elaboraram uma lista por ordem de chegada para garantir as matriculas, porém já tem caso que o número de pais relacionados é maior que o número de vagas oferecidas pela escola como é o caso do 8º ano, onde são oferecidas 7 vagas, mas na lista consta 8 pais na espera.

A esperança do último da lista, se a seqüência for respeitada, é tentar uma pré-matrícula e esperar que até o início das aulas algum aluno seja transferido da escola para a abertura da vaga.

Vagas só para duas séries- Apenas duas das séries do ensino fundamental ainda tem vagas para alunos novos, o 3º ano que tem um número considerável de vagas e o 7º ano que ainda conta com uma vaga a ser preenchida, de acordo com a lista com a ordem de chegada elaborada pelos pais, que possivelmente será respeitada pela direção da escola na hora da matrícula .

Nos demais anos as vagas já foram preenchidas ou já está excedente, segundo a relação. Confira as vagas disponibilizadas pela escola através de edital.

3º ano: 10 vagas
4º ano: 1 vaga
5º ano: 1 vaga
7º ano: 7 vagas
8º ano: 7 vagas


As demais séries já estão todas preenchidas e não há vagas para o ingresso de novos alunos.               



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete