26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

2 brasileiros estão entre os 50 melhores professores do mundo

2019-01-09 06:38:00

Dois brasileiros que dão aulas em escolas públicas estão no grupo de 50 dos melhores professores do mundo.

As primeiras aulas da professora Débora começam fora da escola, recolhendo lixo. A professora ensina tecnologia em uma escola da Zona Sul de São Paulo. Com os alunos, já retirou uma tonelada de resíduos das ruas do bairro.

O trabalho continua dentro da sala de aula, no laboratório da professora Débora, que funciona como uma espécie de usina de reciclagem. Afinal, a sucata vira matéria-prima valiosa. Tem helicóptero com motor de impressora, ar-condicionado com gelo, bateria e ventoinha.

Nas aulas de robótica, é preciso saber matemática, ciências, inglês. “A robótica trabalha todas as matérias em uma só”, explica Karen Marcella Braga.

A integração do saber ligou também a professora Débora, de São Paulo, ao professor Jayse, de Itambé, na zona da mata de Pernambuco. Eles fazem parte de uma rede de professores brasileiros que usam a internet para trocar experiências.

Débora e Jayse conversam há três anos em busca de um ensino mais atraente, criativo e conectado à realidade. “O mundo lá fora vai querer um aluno crítico. Eu quero um aluno que questione, que procure saber o porquê daquilo”, diz Jayse Ferreira, que é professor de educação artística.

Jayse começou a inovar ao perceber que a maioria dos alunos faltava muito na escola e não se envolvia nas aulas de educação artística. Em contato com games e filmes que fazem sucesso entre os adolescentes, os alunos começaram a adaptar roteiros, gravar e montar histórias com direito a efeitos especiais e até indicação de faixa etária.

“Ele está mais participativo, frequenta mais, tira boas notas, ele tem oportunidade de mostrar o que sabe fazer e isso faz toda a diferença. A gente só aprende se estiver empolgado”, afirma Jayse.

Jayse e Débora são finalistas em um prêmio que vai escolher o melhor professor do mundo. O vencedor vai ganhar um US$ 1 milhão.


O que Jayse faria com tanto dinheiro? “Com certeza, investiria em educação para que eles tivessem lazer, música, dança. A cultura na nossa cidade está morrendo porque a gente não tem onde vivencia-la”, responde.

E quais são os planos da Débora? “Eu gostaria de aplicar isso um pouquinho em cada canto do país, fazendo laboratórios para que outros alunos também possam vivenciar essa aprendizagem criativa que meus alunos hoje vivenciam”, diz.

Mas os dois professores já têm os seus troféus. “Eu tenho alunos que fazem jornalismo porque vivenciaram nas minhas aulas práticas de filmagem, de edição. Quando vejo que eles estão sonhando mais alto, alcançando novas profissões, eu me orgulho, porque sei que, de alguma forma, eu contribuí para isso”, afirmou Jayse.

“Eles achavam que eles não eram capazes e hoje, quando eu vejo todos os protótipos que eles realizam, eu me orgulho porque eles são capazes. Eu vejo meus alunos querendo ser engenheiros, querendo ser biólogos, porque despertou essa aprendizagem para eles, eles entenderam que eles têm um lugar no mundo hoje”, afirma Débora.

O Prêmio Global Teacher vai ser entregue em março, em Dubai. Os 50 finalistas foram selecionados entre dez mil candidatos de 179 países.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete