24.1 C
Amambai
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Alternativas para uma nova educação serão discutidas em Seminário de 14 a 16 de dezembro

2018-12-08 02:01:00

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Alternativas para uma Nova Educação que será realizado pela Associação Movimento Educação Alternativa de Dourados, de 14 a 16 de dezembro, no Casulo (Rua Reinaldo Bianchi, 398, Parque Alvorada). A associação é mantenedora do Espaço Mitã e as inscrições podem ser feitas pelo site https://espacomita.wixsite.com/sane, no valor de R$ 50.

Alinhado a um movimento nacional que busca por alternativas ao modelo educativo tradicional, o Seminário trará em suas mesas redondas, palestras e roda de conversa, debatedores que apresentarão um panorama das experiências em andamento em MS e Dourados, sua relação com a mobilização que acontece em contexto nacional, assim como as perspectivas futuras para a educação alternativa regional.

Além dos debates, com esse evento busca-se consolidar uma Rede de Educação Alternativa em MS, pela qual as experiências vinculadas poderão fortalecer-se mutuamente. Essa Rede será composta inicialmente por três escolas que trabalham com a pedagogia Waldorf no Estado: a Associação Meninos do Mato, de Bonito; a Escola Acolher, de Campo Grande, e o Espaço Mitã, de Dourados. Representantes da Meninos do Mato e da Acolher comporão uma mesa, no domingo pela manhã.

Também estão na programação docentes da UFGD, relacionando a Universidade às alternativas educativas pela ótica da educação indígena e do campo, representantes de Movimentos Culturais (Casulo, Sucata Cultural e Casa dos Ventos), articulando o trabalho desses coletivos ao tema, os professores Claudemir da Silva e Claudia Noda, trazendo experiências inovadoras na educação infantil no âmbito público e as famílias e educadoras do Espaço Mitã, apresentando essa experiência dentro de um cenário regional.

No sábado à tarde (15), uma das falas será da Carol Sumie, co-gestora da Politeia, Escola Democrática, de São Paulo-SP. A Politeia, que completou 10 anos em novembro deste ano, é referência em educação democrática no país. Com uma organização bem diferente da convencional, seu ensino fundamental não tem as tradicionais aulas. Os estudantes não se agrupam por anos escolares (1º ao 9º), mas em ciclos mais amplos. Essa e outras curiosidades Carol serão apresentadas para os participantes do Seminário.

Para mais informações é só buscar por Espaço Mitã nas redes sociais (https://www.facebook.com/espacomita/) ou pelo e-mail [email protected].

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 10 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete