Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018 às 11:12

Semana do trânsito desperta reflexão para o uso da bicicleta em Amambai

Exibição de documentários, realização de debates marcam início das atividades da semana do trânsito em Amambai

Raquel Fernandes

Nesta quarta-feira, dia 19, estudantes de Amambai participaram de atividades da Semana do Trânsito no município. Mais de 50 alunos da escola Cel. Felipe de Brum puderam assistir o documentário “Elo Perdido- O Brasil que pedala” e participar de um debate a cerca do uso da bicicleta no município.

As atividades são organizadas pela agência do Detran de Amambai e pela Prefeitura de Amambai, por meio do Detrat e secretaria de Educação.  Estiveram presentes, o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, Tenente-Coronel Wesley Freire de Araujo, o gerente da agência do Detran de Amambai, Ramão dos Santos Fernandes, Superintendente do Detrat, José Luiz Karaseki, Coordenador de educação para o trânsito do Detrat, Luiz Claudio Ferreira, diretor da escola estadual Cel. Felipe de Brum, Paulo Fernandes e alunos.

Após a exibição do documentário, o professor Luiz Claudio fez algumas perguntas relacionadas ao tema tratado na produção audiovisual. Os alunos, que acertaram as perguntas, foram presenteados com camisetas do Detrat. As autoridades presentes iniciaram um debate com os jovens, sobre o uso da bicicleta em Amambai, destacando temas como os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte, legislação, questões culturais e segurança.

Outras escolas e instituições também receberão a exibição do documentário no decorrer da próxima semana. Escolas municipais Maria Bataglin (dia24), Antônio Pinto (dia 25), Júlio Manvailer e Flávio Derzi(26) já estão confirmadas na programação.

O Elo Perdido é uma produção do site Bike é Legal, com direção da jornalista Renata Falzoni e patrocínio do Itaú. A obra foi produzida inteiramente em bicicleta, sem o uso de automóveis e retrata lugares onde a bike resiste como alternativa de transporte para milhares de trabalhadores. A ideia do Bike é Legal é ampliar o alcance desta obra, fomentando o debate sobre o acesso à cidade e as políticas públicas em prol da mobilidade ativa. (Com informações do site Bike é Legal

Concurso de Redação

Após a realização dos debates, o gerente da agência do Detran de Amambai, Ramão dos Santos Fernandes, realizou o lançamento do Concurso de Redação com o tema “Inclusão da Bicicleta como meio de transporte em Amambai”.

“O Detran de Amambai lança este concurso com objetivo de envolver a comunidade escolar nas discussões sobre o trânsito.”, informa o gerente do Detran, destacando a importância desta reflexão nos dias atuais.

“Para a produção desta redação pretende-se despertar nos estudantes o questionamento sobre esse veículo saudável e não poluente, que é a bicicleta e também incentivar para que os mesmos compreendam, expliquem e também possam opinar tecendo propostas para melhorias do trânsito, principalmente voltadas à realidade de nosso município.”

As escolas de Amambai serão convidadas a participar do concurso, que tem a parceria da Prefeitura de Amambai, por meio do Detrat e da Secretaria de Educação e também conta com o patrocínio da empresa Mendes Transporte. Mais informações sobre as premiações serão divulgadas em breve.

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Educação

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.