20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MEC autoriza a UFGD a criar nove cursos

2008-01-01 10:08:00

O MEC (Ministério da Educação) já autorizou a criação de mais nove cursos para a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A implantação está prevista para o início de 2009, com oferta de aproximadamente 500 vagas nos cursos de engenharia de energia, engenharia agrícola, nutrição, biotecnologia, economia, educação física, psicologia, relações internacionais e artes cênicas. A criação dos novos cursos já foi autorizada pelo MEC, que na semana passada homologou o projeto desenvolvido pela UFGD desde agosto.

De acordo com o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, a criação dos novos cursos faz parte do projeto de reestruturação e expansão das universidades federais, desenvolvido pelo governo federal dentro do plano global do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação).

Para garantir a estruturação da universidade e receber os novos cursos, o governo federal também já garantiu a liberação de R$ 28 milhões, além de autorizar a contratação de 131 docentes que serão destinados exclusivamente para os novos cursos. “É uma grande novidade neste final de ano. Além de permitir a criação dos cursos, o MEC também nos dá condições de garantir qualidade de ensino aos acadêmicos”, destaca o reitor.

Segundo ele, os R$ 28 milhões serão investidos na construção de laboratórios, despesas correntes e na construção de prédios.

Inicialmente, a previsão é construir um “grande bloco”, com salas de aula e laboratórios para os novos cursos. A previsão é que o projeto seja executado em 2008, com a construção de mais alguns blocos individuais de laboratórios.

Segundo Damião Duque de Farias, os novos cursos serão lançados pela universidade no início do ano. Cada novo curso deverá oferecer entre 55 e 60 vagas. Os cursos serão implantados em 2009 e serão ofertados já no vestibular de Verão 2008 da UFGD.

DOCENTES- Outra novidade para a UFGD em 2008 será a contratação de mais 60 professores para formar o quadro efetivo de docentes da instituição. Na sexta-feira passada, o MEC autorizou a contratação de 81 professores, sendo 21 para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e 60 para a UFGD.

Segundo Damião Duque de Farias, com mais esta contratação, a UFGD não terá mais professores substitutos no quadro, sendo todos efetivos. Atualmente, a UFGD também está com um processo seletivo em aberto para a contratação de 65 professores, que deverão ser contratados até março.

Todos os novos docentes, segundo ele, serão destinados aos 19 cursos oferecidos pela universidade, que atualmente conta com 190 professores efetivos. Com as novas contratações, o quadro efetivo vai chegar a 315 professores.

De acordo com o reitor, a previsão é que todos os professores sejam contratados no 1º semestre de 2008. Segundo ele, além de ampliar o número de professores, a universidade também proporciona maior qualidade dos profissionais, com titulação de doutorado e alguns com dedicação exclusiva. “São professores aptos a se integrar aos grupos de pesquisa, nos projetos de mestrado e doutorado oferecidos pela universidade.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete