19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Alunas da EE Dom Aquino Corrêa de Amambai visitam escritório do Google em BH

2018-08-22 14:37:00

As alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, Eduarda Degani de Araújo, Gabriela Gonçalves Simões e Mariana Ferreira Barbosa viajaram para Belo Horizonte nos dias 1º e 2 de agosto para participar do Encontro Nacional Mind the Gap Brasil 2018, organizado pela empresa Google.

O evento tem o objetivo de incentivar meninas a seguirem carreira na área de exatas, conhecendo, com quem entende de tecnologia, um pouco do mundo ligado aos números e fórmulas.  Participaram do encontro alunas destaques no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de todas as regiões do país de escolas públicas e particulares.

As alunas de Amambai contam que a experiência mudou a visão que elas tinham sobre os cursos da área de exatas como Engenharia, Ciências da Computação e  Matemática, “Nós retornamos para casa com um pensamento diferente de quando chegamos pois, o tempo que passamos lá, nos mostrou que a área da computação é muito rica e interessante e que, apesar de parecer algo fora do comum, é, na verdade, muito possível. Amamos a experiência e adoraríamos ter mais oportunidades como essa!”, destacaram por meio deu um relato escrito enviado à reportagem do Jornal A Gazeta, detalhando também um pouco da programação em que participaram.

“Durante a visita ao escritório da Google, tivemos a oportunidade de conhecer engenheiras e engenheiros e ouvir suas experiências, participamos de atividades e palestras sobre diversidade. Fizemos também atividades interativas relacionadas a programação, uma das engenheiras nos apresentou todo o escritório e contou um pouco sobre a rotina de trabalho na empresa. Antes de voltarmos ao hotel, nos serviram o jantar e disponibilizaram a sala de jogos para todas as convidadas. No segundo dia de evento, visitamos o campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Lá assistimos a outras palestras voltadas aos cursos disponíveis na área de computação e um painel de “Perguntas e Respostas”com universitários e professores. Participamos de oficinas escolhidas por nós, e alguns estudantes da UFMG nos apresentaram seus projetos de TCC e mestrado.”, contam as estudantes.

Sobre o projeto

De acordo com o artigo publicado no Blog do Google do Brasil pelas engenheiras de software do Google Brasil, Camila Matsubara e Izabela Maffra, o Mind the Gap é um programa do Google que tem o objetivo de mudar a percepção das mulheres e despertar o interesse pela área de tecnologia.

“Há quase dez anos, um grupo de engenheiras do Google em Israel resolveu “arregaçar as mangas” e mostrar a meninas que, sim, elas podem estudar Engenharia, Ciências da Computação, Matemática… e seguir uma carreira na área de tecnologia. Foi quando surgiu o Mind the Gap. Trouxemos o Mind the Gap para o Brasil em 2014(…). Nosso objetivo no Google é inspirar e incentivar mais meninas a escolherem a profissão que quiserem, contribuindo para que haja, cada vez mais, diversidade em todas as áreas, não importa quais sejam elas. Quando uma menina deixa de seguir a área simplesmente por achar que não é para ela, não são só empresas como o Google e o mercado que perdem, mas é uma oportunidade que elas perdem.”, trecho do artigo publicado no Blog do Google Brasil.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete