18.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

UFMS e CNPq firmam acordo para implantar pesquisas de Inovação Industrial

2018-07-29 10:02:00

Durante a 70ª Reunião da SBPC, em Maceió (AL), a UFMS e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) assinaram um acordo de cooperação que envolve a contratação de pesquisadores visitantes estrangeiros e nacionais, e a oferta de Doutorado, Mestrado e Iniciação Tecnológica na área de Inovação Industrial. A proposta prevê um valor global de R$ 10,9 milhões.

A iniciativa é um projeto piloto do CNPq em parceria com a UFMS, até então executado somente com a UFABC (Universidade Federal do ABC), em São Paulo. “A importância desse projeto é crucial para o desenvolvimento do Brasil uma vez que vai usar a pós-graduação para o fortalecimento do setor empresarial e do setor privado, naquilo que representa geração de riqueza e desenvolvimento nacional”, afirma o presidente do Conselho do CNPq, Mario Neto Borges.

Segundo Borges, a proposta vai mostrar para a população que o conhecimento gerado nas universidades pode trazer melhorias concretas para a qualidade de vida e apontar soluções para os problemas brasileiros. “Não tem nação desenvolvida sem o investimento e a valorização em Ciência, Tecnologia e Inovação e nós podemos fazer isso em benefício do Brasil”, assegura.

Segundo o acordo assinado, “o programa UFMS-CNPq busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na universidade e no Sistema Regional de Inovação em Mato Grosso do Sul, por meio do envolvimento de alunos de doutorado, mestrado e de graduação em projetos que aumentem a capacidade inovadora e a competitividade das empresas do estado e do país”.

Serão selecionados cinco projetos de pesquisa em inovação, cinco bolsistas de doutorado, dez de mestrado e vinte de iniciação tecnológica, para orientadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMS. Além do CNPq e da UFMS, o programa vai envolver empresas públicas ou privadas, que desenvolvam atividades de Pesquisa, Desenvolvimento ou Inovação. O projeto será realizado até o ano de 2022.

O acordo foi celebrado durante sessão solene e assinado pelo presidente do Conselho do CNPq, Mario Neto Borges, e pelo reitor Marcelo Turine.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete