24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS tem a primeira escola que utiliza apenas energia solar

2018-04-26 11:02:00

Com investimentos de R$ 150 mil, o Governo do Estado instalou 96 painéis de energia solar na Escola Estadual Brasilina Ferraz Mantero, no Jardim Leblon, que deve ter autonomia de eletricidade, inclusive tendo excedente que poderá abastecer outros colégios da Rede Estadual de Ensino. Esse é o projeto piloto que deve ser implementado em outras unidades educacionais de todo Estado, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

“Mato Grosso do Sul é signatário de um estudo, junto com a Embrapa, com as instituições de pesquisa e universidades, para transformar Mato Grosso do Sul no primeiro Estado carbono neutro do país, que significa fazer a absorção dos gases de efeito estufa emitidos. Para neutralizar isso e ajudar a controlar o clima mundialmente. E energia solar é um dos grandes passos para gente ter sustentabilidade. Econômica, gera sem poluição. Essa é a primeira de muitas que faremos”, disse no evento de inauguração do projeto no fim da manhã de hoje.

De acordo com o diretor-geral de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Educação (SED), Paulo Malacrida, o projeto existe desde o ano passado, mas nesse tempo a Energisa – concessionária responsável pela rede elétrica do Estado – precisou adaptar a rede da escola.

“Foi um mês para montagem e teremos autonomia total, com excedente de energia que poderá ser abatida na conta de luz de outra escola. Aqui consumimos 2900 Kw, enquanto os painéis produzem 4800 Kw”, detalhou lembrando que o sistema tem durabilidade de até 25 anos e que a economia mensal da escola será de R$ 3 mil.

Ainda conforme Malacrida, agora o projeto está nas mãos da administração estadual, que viabilizará o financiamento para outros. “Esse é o projeto piloto pago com recursos próprios. Agora eles devem buscar formas de financiar os próximos, com governo Federal ou parcerias público-privado”, concluiu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete