27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vestibular da UEMS será neste final de semana

2007-12-05 11:44:00

Neste sábado e domingo (08 e 09 de dezembro), 7.747 candidatos vão participar do vestibular da UEMS nos 15 municípios onde há unidades da instituição: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

No sábado, das 14h às 18h, serão aplicadas a prova de conhecimentos gerais e a de redação; no domingo, das 8h às 12h, será a prova de conhecimentos específicos. Os candidatos, porém, devem se apresentar no local com no mínimo uma hora de antecedência.

 A prova de domingo é composta por disciplinas que variam de acordo com a área da qual o curso faz parte. Ou seja, se a graduação pertence à área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, suas provas compreendem as disciplinas de Biologia, Química e Física; se for da área de Ciências Exatas e Tecnológicas, serão das disciplinas de Física, Matemática e Química; já os cursos da área de Ciências Humanas e Sociais terão provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia e História. 

Esse modelo de prova é o diferencial da UEMS em relação a outras instituições de ensino superior do Estado e visa valorizar a aptidão do aluno, direcionando-o para o curso certo. Outra oportunidade que a universidade oferece é o aceite da pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em substituição à prova do primeiro dia, para os candidatos que o solicitaram na inscrição. 

 Para realização da prova, o candidato deverá apresentar o mesmo documento de identificação original com foto utilizado na inscrição. E para resolução da mesma, será permitido apenas o uso de caneta esferográfica preta, lápis e borracha. Ainda de acordo com as normas do vestibular, será eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver índice menor que vinte por cento na prova de conhecimentos gerais e nota zero na redação ou em qualquer uma das disciplinas constituintes da segunda prova. 

Locais de prova – As provas serão aplicadas nas unidades universitárias da UEMS de Aquidauana, Amambai, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã e nas seguintes escolas da rede pública de ensino: Vespasiano Martins (Amambai); Joaquim Murtinho (Campo Grande); Hermelinda Barbosa Leal (Cassilândia); Padre Nunes (Coxim); Castro Alves, Menodora Fialho Figueiredo e Presidente Vargas (Dourados); Professora Eufrosina Pinto (Glória de Dourados); Reynaldo Massi (Ivinhema); Cel. Pedro José Rufino (Jardim); Padre Constantino do Monte (Maracaju); Iolanda Ally (Mundo Novo); Presidente Médici (Naviraí); Austrílio Capilé Castro (Nova Andradina); José Garcia Leal (Paranaíba) e Ramiro Noronha (Ponta Porã). 

Neste ano são oferecidas 1.770 vagas em 42 cursos espalhados pelas unidades da UEMS no estado, sendo 354 reservadas aos cotistas negros e 177 aos indígenas. A novidade para este ano é a oferta do curso de Ciências Sociais, em Amambai, e Pedagogia, em Dourados e Campo Grande.

O resultado do vestibular será divulgado a partir do dia 21 de janeiro de 2008 pelo site www.vestibular.uems.br. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone da Central do Vestibular: (67) 3411-9300.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete