Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 07 de Dezembro de 2017 às 20:42

Acadêmicos da FETAC se destacam em simpósio de finanças em Dourados

Clique na Imagem para ampliá-la

Os acadêmicos de Contábeis publicaram estudos científicos no VII Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados – SICONF na UFGD

Quatro acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó – FETAC, participaram na última semana do VII Simpósio de Contabilidade e Finanças de Dourados – SICONF, que aconteceu na UFGD. Na ocasião os acadêmicos publicaram três artigos científicos envolvendo as áreas da Contabilidade Gerencial, Contabilidade Pública e Finanças.

Segundo explicou o coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Rafael Todescato Cavalheiro que acompanhou os acadêmicos, o evento foi realizado pela  Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis (FACE) da UFGD e abordou o tema: Gestão de Riscos e Conformidade Tributária: os Desafios do Ambiente de Negócios Para as Empresas e Profissionais de Mato Grosso do Sul.

As alunas Ana Paula da Silva Vieira e Andréia dos Santos Mendonça estudaram a temática da Accountability. O artigo intitulado Accountability no estado do Mato Grosso do Sul: uma análise dos 79 portais eletrônicos municipais tinha por objetivo verificar a capacidade de transparência, prestação de contas e de participação dos portais eletrônicos municipais.

O estudo de Ana Paula e Andréia revelou que 45 municípios apresentam baixa capacidade de prestação de contas, entretanto,  as dimensões transparência e participação apresentam alta capacidade de promover a accountability. As evidências apontam que, de modo geral, as prefeituras não estão cumprindo com a legislação no que diz respeito a prestação de contas, demonstrando que ainda há um caminho a ser percorrido para que seja estabelecida uma cultura de accountability no estado do MS.

Os acadêmicos Diander Saracho Delgado e Vanessa Aparecida Scantamburlo realizaram um estudo multicaso intitulado Capital Intelectual: identificando seus elementos no contexto das Pequenas e Médias Empresas. A principal contribuição deste estudo foi  que, de modo geral,  há uma forte presença dos elementos Capital Relacional, Capital Estrutural e Capital Humano tanto na pequena empresa quanto na média empresa, demonstrando que esses elementos estão presentes no contexto das PMEs e que precisam ser estrategicamente gerenciados como fonte de vantagem competitiva para essas empresas.

Já a acadêmica Graziela Longo publicou o artigo Custo Médio Ponderado de Capital: um estudo empírico em uma agroindústria sucroalcooleira. A aluna ao aplicar o modelo WACC e CAPM para estima que  o custo do capital da empresa estudada gira em torno de 14,05%, sendo esse o custo de oportunidade a ser utilizado nas decisões de investimento e análises gerenciais.

Todescato avaliou que os trabalhos dos acadêmicos são de alto nível. “Eles publicaram trabalhos que envolvem temáticas modernas e muito presentes no atual contexto empresarial. As áreas do capital intelectual, accountability e finanças estão na fronteira do conhecimento e precisam ser estudadas pelos jovens cientistas da Contabilidade. É notório que a FETAC tem priorizado áreas desafiadoras para os contadores e destaca-se em nível regional quanto à qualidade dos trabalhos que tem desenvolvido. A publicação em eventos científicos reitera essa qualidade e demonstra o comprometimento da instituição em cumprir as diretrizes estabelecidas pelo MEC” disse o coordenador.

De acordo com o aluno Diander Delgado Saracho, o evento resultou primeiramente em uma experiência extraordinária e satisfatória, deixando claro a importância que eventos como este tem no desenvolvimento intelectual e social das pessoas.

“ Afinal, mais agradável do que aprender é poder contribuir para o avanço da Contabilidade e com o aprendizado do próximo. Parabenizamos a comissão que realizou o evento pela organização. Faltam palavras para agradecer aos mestres e doutores que contribuíram pontualmente para aprimorar nossas pesquisas, e agradeço também ao professor Rafael Todescato, que teve a iniciativa e não mediu esforços para tornar possível as apresentações”, disse o acadêmico.

O reitor da faculdade, Antônio Marcos Veras de Sousa disse que a FETAC vem se destacando, graças ao comprometimento dos acadêmicos, professores e coordenadores. “Quero parabenizar os acadêmicos pelos excelentes trabalhos e ao coordenador Rafael, e dizer que nossa instituição tem um quadro excelente de docentes que somado ao interesse dos acadêmicos resultam em sucesso”, concluiu Veras.

Fonte: Assessoria

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Educação

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.