22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Matrículas do ensino fundamental e médio "integral" crescem 34,5% em MS

2017-09-09 14:09:00

Mato Grosso do Sul tem 31.043 estudantes matriculados no ensino fundamental e médio integral. Número consta nos resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2017, publicados pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8). Em relação a 2016, que tinha 23.079 estudando em período integral nessas etapas, houve aumento de 34,5%.

O crescimento de um ano para outro foi registrado nas três fases. Conforme o Censo Escolar, a quantidade de alunos em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) passou de 13.649 para 18.978, variação de 39,04%.

Nos anos finais (6º ao 9º ano do ensino fundamental), o crescimento foi de 12,62%, de 7.884 para 7.000. No ensino médio, o número de estudantes em período integral saltou de 2.430 para 4.181, aumento de 72,05%.

Somando os alunos que estudam em meio período, o estado tem total de 193.572 matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental, 153.555 nos anos finais do ensino fundamental e 82.456 no ensino médio. Comparando com o ano de 2016, só houve queda de matrículas entre 6º e 9º ano.

Educação infantil

Segundo o Censo Escolar, as creches sul-mato-grossenses têm 10.684 crianças matriculadas em período parcial e 36.238 em período integral. Em 2016, eram 9.454 e 34.001, respectivamente.

Na pré-escola, são 53.753 crianças no parcial e 2.498 no integral. No ano anterior, eram 49.428 e 4.208, respectivamente.

EJA

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o número de matriculados no nível fundamental teve ligeiro crescimento entre 2016 e 2016, de 22.306 para 22.311.

Na EJA de nível médio, passou de 19.279 para 21.178 de um ano para outro.

Levantamento

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Essas informações servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Segundo o Inep, as escolas têm 30 dias para revisar os resultados, que também serão validados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que, em seguida, o Ministério da Educação faça a publicação do resultado final.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete