33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

MS QUARENTA ANOS: Projeto leva jovens Bonitenses a pesquisas na região sul do Estado

2017-09-01 10:22:00

No último dia 29, foi realizado uma das etapas do Projeto MS Quarenta Anos, proposta do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e Secretaria Estadual de Educação, realizado pela Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes de Bonito.

O projeto “A GENTE SOMA E FAZ HISTÓRIA”, desdobra- se em uma metodologia destinada à elaboração de estudos, a ser cumprido na cidade visitada, com a realização posteriormente de documentário, relatórios científicos e exposição artística para toda comunidade escolar.

   Visa entre outros o desenvolvimento socio-cultural e o congraçamento de nossos alunos, e está em consonância com as comemorações dos 40 anos de Mato Grosso do Sul. Busca ainda de maneira arrojada e ousada ao possibilitar aos alunos participantes o conhecimento da história da formação do estado, indo direto as principais fontes escritas, e patrimônios materiais existentes nas cidades de Laguna Caarapã, Caarapó, Amambai, Ponta Porã e Antônio João que denotam memórias ou até mesmo contestação.

Outro fator preponderante do projeto foi aliar as disciplinas de História e Matemática e Arte, motivo do nome “Soma e faz História” onde busca a interdisciplinariedade, com foco na aprendizagem do aluno. Em entrevista a professora Adriana Turela da disciplina de Matemática afirma: “Trabalhar a Matemática dentro do contexto da vida dos alunos, da sociedade, do cotidiano, utilizando história como ponte, é dinamizar o ensino, trabalhando o lúdico, fica muito mais prazeroso.” Já a Professora Maria Luisa Marchi também da disciplina de Matemática destacou: “Eles se envolvem tanto que nem percebem, a Matemática, trabalhamos de uma forma interpretativa, de articulação e participação nas atividade das turmas, um dos trabalhos desenvolvidos é o trabalho com gráficos.”

Na viagem, com o apoio da Empresa Vanzella Transportes, vislumbraram-se em conhecer a região sul do estado e tiveram acesso às instalações da antiga Comphania Matte Laranjeira, hoje Fazenda Campanário, Escola Felipe de Brum, 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, cidade de Ponta Porã, Pedro Juan Caballero, e o Shopping China.

Para o professor Elton Teixeira da Silva, idealizador do projeto, licenciado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, colocou que o motivo de realizar o projeto foi apresentar a história do Tereré e Chimarrão, hoje tão presente hoje na cultura sul mato-grossense, compreendendo a importância que a erva-mate assumiu desde o fim do século XIX, como produto chave da economia do nosso antigo sul do estado de Mato Grosso, levando a criação da Companhia Mate Laranjeira, bem como o inicio da exploração de imensos ervais nativos existentes na região sul do estado, a migração dada a partir do desenvolvimento das atividades da CIA Mate Laranjeira, e posteriormente o surgimento do sentimento divisionista, numa trama complexa de conflitos de interesses, que levou a criação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Já a professora Marineize Pleutim, também Historiadora, palestrante no projeto afirmou que “conhecer, entender, respeitar e preservar as raízes e a origem de um povo, comunidade ou uma região é sobre tudo garantir a esse povo a condição de existir e proteger a sua identidade, valorizando e cultivando a sua historia do estado, facilitando o entendimento e a inserção dos alunos no contexto histórico não só regional mais também nacional, se adequando assim a proposta da 2º Formação Continuada, promovida pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, que trata da comemoração dos 40 anos da sua fundação.”

  Para professora Lourdes Loureiro Xavier, é fundamental o entendimento das origens e raízes dos alunos como membros de uma comunidade, ou um grupo social faz com que eles se interessem mais pelo aprendizado da História e da Arte, fazendo com que eles se sintam realmente agentes participativos do processo histórico.

A diretora da Escola Maria Luiza Rossi acrescenta “foi algo inédito”, fizemos uma parceria com uma escola  Polo Campanário da Rede Municipal de Laguna Caarapã, e com apoio do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, conseguimos levar o acervo da Comphania Mate Laranjeira para outra escola da rede, Escola Estadual Coronel Felipe de Brum em Amambai, parceira também na atividade, onde fomos muito bem recebidos, e os alunos da nossa escola se misturaram aos alunos do “Felipe”  aprendendo mais detalhes sobre os trabalhos desenvolvidos no início do século XIX, com a erva mate em nosso estado.

A aluno João Paulo do 9º Ano B, em entrevista disse: “Nunca participei de algo semelhante, muito bom participar de um projeto, não tinha a dimensão do que era, nossa pude ir direto no local que meus professores falavam em sala, pesquisa, será inesquecível!” 

Hoje a escola está sediando a Exposição da Comphania Matte Laranjeira, com fotos, documentos, além de trabalhos realizados pelos alunos aberta ao público das 13 as 17h30min.

 

 

APOIO: EXÉRCITO BRASILEIRO, FAZENDA CAMPANÁRIO, PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO, SITE A GAZETA NEWS, ARQUIVO PUBLICO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, ESCOLA ESTADUAL FELIPE DE BRUM

PATROCÍNIO: CLÉO MAZINA SALGADOS, SUPERMERCADO SANTOS, JF CONVENIÊNCIAS, FEITICEIRA MODAS, BLUE ANGEL MALHARIA, DANNY MODAS, MARCO VELHO RESTAURANTE,JUPEMA, LOJA MAIS, GRAFIX, SUPLEMAIS, O BOTICÁRIO, KINGS BARBER SHOP, LOJA DESAFIO, JUNIOR CEL, LAVAJATO LAVA CAR, AMIGOS DA BIKE, LU PERFUMARIA, BALNEÁRIO ILHA BONITA, TULIPA MODAS, LD 10 MODAS, RESTAURANTE E LANCHONETE O AMIGÃO, TATI DOCE SABOR, LÍQUIGAZ, LOJAS TIGRE, PROF. NIRLÉIA, RAMONA COSMÉTICOS, CHURRASCARIA CUPIM, FÍSICO E FORMA ACADEMIA, BAZAR NOBRE, E LOJA PAULISTA.

 

Saiba mais sobre o Tereré e seus benefícios a saúde

Apreciar um bom mate gelado na companhia de amigos e uma alegria compartilhada pelos adeptos desta erva, pode trazer tanto benefícios. Tudo depende da forma de consumo, do volume, da constância e das particularidades do biótipo do consumidor.

Os componentes que se destacam na composição da erva-mate são: agua, celulose, gomas, dextrina e resina aromática. Neste composto encontramos:

•Alcalóides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina

•Glicídeos: frutose, glucose, rafinose e sacarose

•Lipídeos: óleos essenciais e substâncias ceráceas

•Proteínas: aminoácidos essenciais

•Sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio

•Taninos: ácidos fólico e caféico

•Vitaminas: A, B1, B2, C e E.

Os seguintes efeitos beneficos sao associados ao mate:

•Estimula a atividade física e mental;

•Estimula a circulação;

•Aumenta o ritmo cardíaco;

•Facilita a digestão;

•Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina);

•Promove a regeneração celular;

•Elimina estados depressivos;

•Aumenta a resistência de músculos à fadiga;

•Aumenta a força muscular;

•Desenvolve as faculdades mentais;

•Tonifica o sistema nervoso;

•Regulariza a respiração;

•Facilita a digestão;

•Promove sensação de bem-estar e vigor;

•Regula as funções sexuais;

•Efeitos cosméticos na pele;

•Previne a arteriosclerose;

•Melhora a memória;

•Previne gripes e alergias;

•Diurético;

•Diminui o colesterol e triglicerídeos;

•Aumenta o gasto energético;

•Favorece o emagrecimento;

•Previne a doença de Parkinson.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete