20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Estudantes brasileiros poderão financiar 100% do Fies

2007-11-21 05:35:00

A lei que permite que o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) financie até 100% da mensalidade – antes o limite era de 50%, foi sancionada nesta terça-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A sanção será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União.

A partir de agora, o Fundo também poderá financiar alunos de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Outras mudanças são que o fundo passa a oferecer seis meses de carência, contados a partir da data de conclusão do curso, para que o estudante comece a quitar o crédito; e aceita que o estudante pague o financiamento com dinheiro descontado do salário (desconto em folha).

O Fies é um programa de financiamento do Governo federal. Para os contratos assinados a partir de 1º de julho de 2006, a taxa anual de juros foi fixada em 3,5% para cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia e em 6,5% para outros cursos.

Já para os contratos do Fies antes de 1º de julho de 2006, aplica-se a taxa de 9% ao ano. Não foi definida a taxa de juros para os cursos de pós-graduação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete