22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Amanhã é o último dia para realização da Prova Brasil

2007-11-19 10:53:00

 Todas as 365 escolas estaduais do Estado e mais 305 escolas municipais, 64 particulares e uma militar, totalizando 734 estabelecimentos de ensino, estão realizando a Prova Brasil, em conjunto com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As avaliações terminam amanhã. Ao todo são 74.546 alunos avaliados no Estado, ou seja, cerca de 10% do total de estudantes, que são 702 mil, segundo censo de 2006 da Secretaria de Estado de Educação (SED).
A Prova Brasil, aplicada aos alunos das escolas públicas urbanas do 5º ao 9º, e o Saeb, aplicado nas escolas da zona rural e aos alunos dos 3º anos do ensino médio das escolas particulares, está sendo conduzida no Estado com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED). Os estudantes estão fazendo provas de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática. Além das provas, serão aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola. As duas avaliações são a base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A avaliação da Prova Brasil é universal, portanto, oferece resultados para o Brasil, para cada unidade da Federação, município e escola participantes. O Saeb, por sua vez, é uma avaliação amostral. Isso significa que nem todos os estudantes das séries avaliadas participam da prova, e por isso os resultados do Saeb são oferecidos nos âmbitos do país e unidades da Federação.

A realização das provas ocorre em regime de parceria entre o Inep/MEC, unidades da Federação e Municípios, que formalizam sua participação por meio de assinatura de Termo de Adesão e não tem nenhum custo. É necessário participar das avaliações para ter seu Ideb calculado, e, conseqüentemente, participar dos programas baseados nas metas previstas pelo Compromisso Todos pela Educação, do MEC.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete