13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Professores de escolas estaduais param na próxima terça-feira

2017-05-28 20:21:00

Os professores da rede estadual paralisam as atividades na próxima terça-feira (dia 30). De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), o movimento visa cobrar do governo do Estado o cumprimento do reajuste de 7,64% relativo ao piso salarial nacional, que deveria ser aplicado em janeiro.

Conforme a Fetems, o aumento é assegurado pela Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, e pela Lei Complementar Estadual n.º 200/2015. A Federação reclama ainda da não incorporação de abono de R$ 200,00 no salário dos servidores administrativos da Educação.

Em abril do ano passado, o governador Reinaldo Azambuja havia proposto pagamento de R$ 200 de abono a 39.587 servidores ativos e inativos da Educação, excetuando-se professores, funcionários convocados e comissionados. O impacto, estimado na épica, era de até 20% de reajuste.

Outra reivindicação, que motiva a paralisação de terça-feira, é a apresentação de política de valorização salarial para a categoria dos professores. “Exigimos que o nosso Plano de Cargos e Carreira seja respeitado como determina a lei”, afirma a Fetems em sua página na internet.

Os professores se concentrarão às 8h na na rotatória do Parque dos Poderes, na Avenida do Poeta, a 200 metros da Secretaria de Educação do Estado. Não há informação de quantas escolas vão aderir ao movimento. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete