20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura de Amambai oferece formação pedagógica para professores da rede municipal

2017-05-09 12:24:00

No último dia 2 todos os professores do ensino fundamental – anos finais, reuniram-se na Escola Municipal Antonio Pinto da Silva para elaboração do Plano de Intervenção da Rede Municipal. Na ocasião foram alocados por disciplina nas respectivas salas e um coordenador ou diretor, direcionou as atividades que durou toda a manhã. “Queremos proporcionar à todos os nossos professores um encontro bimestralmente, para que possam trocar experiências e atingirmos o nosso objetivo, que é o aprendizado dos nossos discentes”, afirmou a assessora pedagógica do ensino fundamental – anos finais da SEMED, Jucélia Pavão Flores Coradini.

Estamos organizando várias formações para os docentes, de acordo com a área e a necessidade de cada um. Os professores terão outra formação que terá início nesse mês, “Metodologia do uso de imagem”, que será ministrada pela professora MSc. Viviane Scalon Fachin, da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e terá duração durante todo o ano. Os professores receberão certificados emitidos pelo Ministério da Educação.

No último dia 4 de maio, os professores das Escolas Indígenas – Pólo Indígena Mbo´eroy Guarani Kaiowá e Escola Pólo Indígena Mbo’erenda Tupã’IÑandeva reuniram-se na Escola Mbo´eroy  Guarani Kaiowá para elaboração do Plano de Intervenção. Os mesmos foram divididos por área e subsidiados pelos coordenadores pedagógicos, bem como as coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Elda Vasques Aquino e Jucélia Pavão Flores Coradini.

Da mesma maneira que os outros professores da Rede que atuam na cidade, os professores atuantes nas escolas indígenas também participarão das formações que a Secretaria estará disponibilizando.

Entendendo o Plano de Intervenção

Diante dos índices que o município obteve nos últimos anos, sentimos a necessidade de uma intervenção imediata para que o aprendizado dos discentes ocorra de forma satisfatória. Sendo assim, no dia 7 do mês passado foi realizada uma Formação Pedagógica, na SEMED, para “Estudo dos Índices”, com os diretores e coordenadores da Rede, para conhecerem os resultados obtidos no Ensino Fundamental  – Anos Finais.

Após o estudo, os diretores e coordenadores ficaram incumbidos de repassarem para os professores de suas escolas. Esse estudo dentro das escolas aconteceu no dia 20 de abril. Os professores ficaram cientes da realidade educacional do município e sugeriram medidas que podem estar mudando essa realidade.

“Diante dos resultados apresentados, propomos a elaboração do Plano de Intervenção, que foi muito bem aceito pelos diretores, coordenadores e professores. Em todas as formações e ações desenvolvidas recebemos o apoio do nosso prefeito Dr. Bandeira e da Secretária Municipal de Educação, ZitaCentenaro”, disse a assessora pedagógica, Jucélia Pavão Flores Coradini.

INDISCIPLINA

Diante das dificuldades encontradas em sala de aula, os professores e coordenadores afirmam que grande parte se deve ao fato da indisciplina. Para contribuir para que haja menos indisciplinas nas salas de aula e dessa forma maior aprendizagem, a Assessora Pedagógica Jucélia buscou alternativas para ajudar as escolas, o agente penitenciário Leoncio Elidio dos Santos Junior (AGEPEN) está realizando durante todo o mês de maio palestras motivacionais com os alunos dos anos finais, visando a melhoria da aprendizagem. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete