16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Robson Rocha lança game “O Pirata do Pantanal”

2017-04-29 15:35:00

O Professor de letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, Robson Rocha, que também é escritor, criou um jogo para computador ambientado no Pantanal, com a ajuda do filho dele, Lucas Rocha, de 19 anos. Com teor pedagógico, o game tem peixes da região, como piranha, dourado e pacu, e jacarés. 

"No final de cada fase, um baú se abre e uma nova informação é apresentada à criança. Todas as informações do jogo são resultado de uma grande pesquisa. Nenhuma planta ou animal foi caracterizado de forma equivocada. É como se fosse uma viagem pelo Pantantal", explicou. 

O protagonista do jogo "O Pirata do Pantanal: o game" é o menino Gabriel, que mora às margens do Rio Paraguai, e precisa usar um tapa-olho para descansar a vista por indicação médica. Como ele sentia vergonha de ir à escola, o pai dele passa a contar histórias de pirata e Gabriel começa a ter orgulho do acessório. 

O menino ganha o apelido de pirata do Pantanal após adotar um filho de pássaro que havia caído do ninho. O animal adquire o costume de ficar nos ombros de Gabriel. Mais tarde, descobre-se que o pássaro é, na verdade, um tuiuiú. 

O jogo foi baseado no livro homônimo que Robson publicou em 2014. A ideia de criar o game, segundo ele, surgiu no mesmo ano quando seu filho de 19 anos conseguiu dar movimentos a uma das ilustrações do livro. 

"Nós ficamos muito surpresos, porque ele nunca teve muita afinidade com matemática. E os cálculos da programação são muito específicos, não é algo que se aprenda na escola. Ele aprendeu a ser programador sozinho", contou. 

Ele já tem 36 obras voltadas para o público infantil e infanto juvenil. O primeiro livro foi publicado em 1997. 

Em maio, a equipe responsável pela criação do jogo pretende administrar um curso de "Criação de Games" no município. Com três módulos, as aulas terão foco em roteiro, programação e criação de jogos pedagógicos. (Fonte G1)

Início foi em Amambai

O escritor Robson Rocha iniciou sua carreira literária enquanto cursava o magistério na Escola Estadual Fernando Correa da Costa em Amambai, onde também cursou Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Robson lecionou na Escola Mitâ Rory e na Escola Fernando. Hoje já tendo mestrado em linguística pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é professor de Língua Portuguesa na UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete