21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Agora é obrigatória lingua espanhola no ensino médio

2007-11-08 00:19:00

Deliberação do Conselho Estadual de Educação, vinculado à Secretaria de Estadual de Educação (SED), prevê que o ensino da língua espanhola no ensino médio seja obrigatório nas instituições de ensino estadual e de matrícula facultativa para os alunos.

Para o ensino fundamental, a oferta de aulas de espanhol é facultativa para as instituições de ensino. Caso a comunidade escolar escolha a língua espanhola, no ensino fundamental, as aulas passam a ser obrigatórias para a instituição e para o aluno.

O conselho ainda prevê que o ensino de espanhol nas instituições públicas deve ser oferecido no horário regular de aula dos alunos, isto é, no turno o qual o aluno encontra-se matriculado.

Nas instituições privadas, o ensino da língua espanhola, de caráter facultativo para o aluno, poderá ser oferecido por meio de diferentes estratégias que incluam desde aulas no horário regular de aula dos alunos até a matrícula em cursos e Centro de Estudos de Língua Moderna.

As condições para o oferecimento da língua espanhola em cursos e centros de estudos de língua moderna deverá ser celebrado, entre as partes, por meio de instrumentos próprios. Segundo o conselho, a unidade escolar do sistema estadual de ensino deverá adotar providências para implantar centros de ensino de língua estrangeira, cuja programação incluirá, necessariamente, a oferta de língua espanhola.

Para o exercício da docência de espanhol será exigida licenciatura com habilitação em Língua Espanhola. Na falta de professor habilitado, o documento prevê a admissão, em caráter temporário, de licenciados em Letras e sem habilitação específica, desde que, com proficiência em Língua Espanhola, dominem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em nível intermediário. Também podem ser contratados licenciados em outras áreas, desde que, com proficiência em Língua Espanhola, dominem as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em nível intermediário e portadores do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE, em nível superior.

A implantação do ensino da língua espanhola no currículo da Educação Básica e suas modalidades, nas instituições do Sistema Estadual de Ensino, deve ocorrer no prazo de até 3 anos, de novembro de 2007.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete