32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Professores de Reme de Amambai decidem manter movimento para garantir valorização profissional

2017-03-27 19:01:00

Garantir uma politica de valorização profissional é a principal reivindicação dos trabalhadores da rede municipal de ensino de Amambai. Para que isso aconteça, a categoria aprovou a realização de manifestações públicas nos meses de abril e maio no município. A deliberação aconteceu durante assembleia geral ocorrida na quinta-feira (23) na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica em Amambai (Simted).

Como política pública de valorização da educação, a categoria reivindica, por exemplo, o pagamento do índice de 7,64 %, indicado pelo Ministério da Educação (MEC), aos professores a partir do dia 1º de janeiro. Nestes próximos dois meses, a categoria vai realizar manifestações na Câmara de Vereadores e também em frente ao prédio da Prefeitura com o objetivo de sensibilizar os parlamentares e o prefeito sobre as reivindicações. Outra medida deliberada em assembleia foi a formação de uma comissão, com representantes de cada escola, para acompanhar as medidas de contenção de despesas, como o enxugamento da folha de pagamento, anunciadas pelo executivo.

A presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, ressalta que o índice reivindicado pela categoria não é para cobrir a inflação e sim baseado na politica pública de valorização profissional, estipulada pelo MEC. “É lamentável que os gestores não entendam que este índice visa melhorar as condições de ensino e valorizar os trabalhadores da educação”, comenta Olga.

Outro lado

O poder executivo tem afirmado, durante encontros com representantes dos professores, que tem interesse em atender a reivindicação até o final do ano e que no inicio de junho vai apresentar um cronograma de repasses. O executivo alega a queda na arrecadação, segundo ele, em torno de R$ 3 milhões, nos meses de janeiro e fevereiro, como motivo pelo não cumprimento do acordo firmado no início do ano. Afirma também que vai promover reforma administrativa e enxugamento da folha de pagamento, buscando criar caixa para viabilizar o repasse solicitado pelos professores.   

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Enquete