20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Educadores de Amambai fazem paralisação nesta quarta-feira

2017-03-14 18:28:00

Professores e servidores administrativos que atuam nas escolas das redes estadual e municipal de ensino em Amambai aprovaram, por unanimidade, em assembleia, a participação na greve nacional, que inicia neste dia 15, em protesto contra as novas regras da Reforma da Previdência.
A assembleia aconteceu na manhã da quinta-feira (09) na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação Básica de Amambai (Simted). Durante duas horas, cerca de 200 trabalhadores estiveram reunidos debatendo uma pauta composta de vários itens, onde os assuntos principais foram os que tratam da reforma da previdência e a participação da categoria na greve nacional, que está sendo convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Aqui no estado a convocação está sendo feita pela Federação dos Trabalhadores em Educação de MS (Fetems).
Após intenso debate sobre a Reforma da Previdência, onde medidas propostas são prejudiciais à classe trabalhadora, como por fim às aposentadorias especiais dos professores e igualar a idade necessária para aposentadoria entre homens e mulheres. Outro fator é que, a partir da aprovação do texto da Emenda Constitucional, os trabalhadores deverão contribuir por 49 anos para obter o direito à aposentadoria integral, ou seja, devem iniciar a contribuir aos 16 anos de forma ininterrupta até aos 65 anos de idade.
Comissão de Greve
 

"CincoCinco membros fazem parte da comissão municipal de greve
Foto: Moreira Produções

Por último, os trabalhadores escolheram cinco professores para compor a comissão de greve. Foram escolhidos os professores César Augusto Guidotti (coordenador), Katy Mary Lemes Escobar, Rosana Fernandes, Ramona Claide Martins Dutra e Addison Ricardo Fischer.
O professor Cesar Guidotti afirma que a comissão vai atuar junto às comunidades escolares buscando sensibilizar educadores, alunos e pais sobre os prejuízos que a reforma proposta, se aprovada, vai causar para o ensino público. "Vamos procurar todos os segmentos sociais e políticos da sociedade para manifestarem contrariedade a esta reforma que trás prejuízos para milhões de brasileiros", diz Guidotti.
 

"ProfessoraProfessora Olga Mariano chama atenção para os prejuizos que as medidas da reforma trazem aos trabalhadores / Foto: Moreira Produções

Estado e Município
A presidente do Simted, professora Olga Tobias Mariano, ressalta que a participação da categoria na greve nacional não é para protestar contra os governos estadual e municipal e sim contra o governo federal. "A nossa participação na greve tem como foco pressionar o governo federal sobre as medidas que está propondo na reforma", afirma.
"É bom destacar que em nível de estado e município, continua Olga, nós estamos mantendo diálogo e o processo de negociação está acontecendo", esclarece a presidente do Simted de Amambai.
Leia comunicado oficial da Fetems sobre a Greve Nacional do dia 15 de março
A Reforma da Previdência, proposta pelo governo de Michel Temer, é o mais duro golpe aos direitos constitucionais dos trabalhadores. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287/16 vai contribuir com o aumento das desigualdades no Brasil e em pouco tempo teremos um país com alguns ricos e milhões de pobres.
A Previdência é parte do tripé do Sistema da Seguridade Social, instituído pela Constituição Federal (CF) de 1988, que assegura e garante direitos relativos à Saúde, à Previdência e à Assistência Social ao cidadão/trabalhador que estiver em situação de desemprego, doença ou velhice.
O Sistema da Seguridade Social é financiado por toda a sociedade de forma direta e indireta. As principais receitas da Seguridade vêm dos trabalhadores, dos empregadores e do governo. Em 2015, a Seguridade Social teve um saldo positivo de 11 bilhões de reais. Portanto, não há rombo no sistema como alega o governo Temer!
A Reforma da Previdência vai fazer com que os trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos trabalhem por mais tempo, contribuam mais com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ganhem menos na aposentadoria. O governo quer, ainda, por meio da Desvinculação de Receitas da União (DRU), desviar os recursos das contribuições para usar livremente em outras áreas.
Não podemos aceitar esse retrocesso! No dia 15 de março de 2017, a educação pública brasileira vai paralisar suas atividades por tempo indeterminado, em defesa dos direitos do povo brasileiro. A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) espera a compreensão de todos e todas e convida toda a população a dizer em uma só voz: Não à Reforma da Previdência!
Saiba mais sobre o golpe da Reforma da Previdência:
• Para conseguir uma aposentadoria de 100% do salário de benefício, o trabalhador terá que contribuir com o INSS durante 49 anos e ter idade mínima de 65 anos. A regra vale para homens e mulheres. Portanto, seu(ua) filho(a) terá que começar a contribuir aos 16 anos de idade.
• A aposentadoria por tempo de contribuição passa de 15 para 25 anos para homens e mulheres.
• A proposta de Reforma da Previdência também muda a aposentadoria dos servidores públicos. A idade mínima também será de 65 anos para homens e mulheres e mínimo de 25 anos de contribuição. A alíquota de contribuição da categoria passa de 11% para 14%.
• A aposentadoria especial dos(as) professores(as) também é alterada. Ninguém poderá aposentar com idade inferior a 55 anos e pelo menos 20 anos de contribuição.
• Os dependentes de pensão por morte também ficam com direitos reduzidos, o cônjuge só receberá 50% do salário de benefício, e menores de 21 anos receberão 10%. As regras valem para trabalhadores do setor privado, servidores públicos e políticos.
• O trabalhador rural perde a garantia de segurado especial e passa a contribuir com a Previdência pagando alíquota estimada de 5%. As regras da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres e mínimo de 25 anos de contribuição também vale para a categoria.
• A aposentadoria por invalidez só será concedida ao segurado que sofrer acidente de trabalho. Unidos somos mais fortes!

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete