2017-02-08 14:27:00
Professores contratados para trabalhar em projetos culturais e de treinamento nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul temem ficar desempregados no início do ano letivo 2017. Implantados em 2012 e 2014 através de resoluções da Secretaria Estadual de Educação, os projetos foram suspensos pelo governo do Estado e estão sendo reformulados, mas não existe ainda data definida para serem retomados.
Profissionais que até dezembro trabalhavam para o governo através de contrato afirmam que pelo menos 280 professores correm o risco de ficar sem emprego em todo o estado.
Os projetos atendiam aproximadamente dez mil estudantes da educação básica com modalidades esportivas e culturais, desenvolvidas no contraturno das aulas normais.
No ano passado, a Secretaria de Educação de MS promoveu um circuito de basquete com a participação de 150 estudantes da Capital atendidos pelos projetos de treinamento.
Professores que atuavam nos projetos em Dourados afirmaram que a suspensão contraria os programas de educação integral implantados pelo governo federal e que neste ano também estão sendo adotados em Mato Grosso do Sul.
“Dez mil alunos da educação básica e 280 professores de diversas áreas que atendem o esporte, dança, teatro, música e outras modalidades do esporte e arte foram afetados”, afirmou uma professora ao Campo Grande News.
Atrás de apoio – Os profissionais começaram a procurar deputados estaduais para pedir apoio na negociação com o governo. Reuniões já foram feitas com os deputados douradenses Renato Câmara (PMDB) e João Grandão (PT). Os educadores defendem a permanência dos projetos como medida para garantir a boa qualidade da formação dos alunos.
Os projetos de cultura e treinamento esportivo nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul são regulamentados por resoluções da Secretaria de Educação publicadas em janeiro de 2012 e janeiro de 2014.
Educação – Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação informou que está reorganizando as propostas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares com ampliação da carga horária e implantação das escolas em tempo integral.
“Com essas proposições, as metodologias desenvolvidas visam o atendimento dos estudantes na sua amplitude, contemplando as propostas direcionadas para a cultura e esporte. Os projetos de cultura e esporte passam por reestruturação e serão analisadas as ofertas a partir do início do ano letivo, contemplando assim, os interesses dos estudantes”, informou a Coordenadoria de Políticas para a Educação Pública.
A reformulação está sendo feita entre a coordenadoria e a Fundesporte (Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul). A reportagem apurou que as mudanças devem incluir o cancelamento dos projetos em escolas onde existe baixa adesão dos alunos.