24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Governo reformula projetos e professores reclamam de aulas suspensas

2017-02-08 14:27:00

Professores contratados para trabalhar em projetos culturais e de treinamento nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul temem ficar desempregados no início do ano letivo 2017. Implantados em 2012 e 2014 através de resoluções da Secretaria Estadual de Educação, os projetos foram suspensos pelo governo do Estado e estão sendo reformulados, mas não existe ainda data definida para serem retomados.

Profissionais que até dezembro trabalhavam para o governo através de contrato afirmam que pelo menos 280 professores correm o risco de ficar sem emprego em todo o estado.

Os projetos atendiam aproximadamente dez mil estudantes da educação básica com modalidades esportivas e culturais, desenvolvidas no contraturno das aulas normais.

No ano passado, a Secretaria de Educação de MS promoveu um circuito de basquete com a participação de 150 estudantes da Capital atendidos pelos projetos de treinamento.

Professores que atuavam nos projetos em Dourados afirmaram que a suspensão contraria os programas de educação integral implantados pelo governo federal e que neste ano também estão sendo adotados em Mato Grosso do Sul.

“Dez mil alunos da educação básica e 280 professores de diversas áreas que atendem o esporte, dança, teatro, música e outras modalidades do esporte e arte foram afetados”, afirmou uma professora ao Campo Grande News.

Atrás de apoio – Os profissionais começaram a procurar deputados estaduais para pedir apoio na negociação com o governo. Reuniões já foram feitas com os deputados douradenses Renato Câmara (PMDB) e João Grandão (PT). Os educadores defendem a permanência dos projetos como medida para garantir a boa qualidade da formação dos alunos.

Os projetos de cultura e treinamento esportivo nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul são regulamentados por resoluções da Secretaria de Educação publicadas em janeiro de 2012 e janeiro de 2014.

Educação – Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação informou que está reorganizando as propostas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares com ampliação da carga horária e implantação das escolas em tempo integral.

“Com essas proposições, as metodologias desenvolvidas visam o atendimento dos estudantes na sua amplitude, contemplando as propostas direcionadas para a cultura e esporte. Os projetos de cultura e esporte passam por reestruturação e serão analisadas as ofertas a partir do início do ano letivo, contemplando assim, os interesses dos estudantes”, informou a Coordenadoria de Políticas para a Educação Pública.

A reformulação está sendo feita entre a coordenadoria e a Fundesporte (Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul). A reportagem apurou que as mudanças devem incluir o cancelamento dos projetos em escolas onde existe baixa adesão dos alunos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete