25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Ensino Médio agora terá Sociologia e Filosofia em MS

2007-11-01 10:08:00

Deliberação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul baixada no dia 22 de outubro, e homologada hoje pela secretária de Educação, Maria Nilene Badeca, torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio nas escolas do Estado, tanto na rede pública quanto na privada. A determinação se baseia em uma indicação de conselheiros do órgão, aprovada em reunião plenária realizada no dia 11 de setembro.

Pela definição dos conselheiros que, tanto a legislação federal, quanto a estadual permitem a volta das disciplinas na grade do Ensino Médio. Filosofia e Sociologia, hoje típicas do Ensino Superior, já foram ensinadas em fases anteriores da escola no Brasil.

Conforme a deliberação, nas escolas onde o currículo é flexível, sem a divisão por disciplinas, o conteúdo terá de incluir assegurar
“tratamento interdisciplinar e contextualizado, visando ao domínio de conhecimentos de Filosofi a e Sociologia”.

Quando aos professores que ficarão responsáveis pelas disciplinas, a determinação é que sejam, preferencialmente, especialistas na área, com nível superior Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais. Caso não se encontrem profissionais formados, podem ser contratados llicenciados em Pedagogia ou História e, como última opção, licenciados em outras áreas.

Porque estudar ? – Na indicação que deu origem à deliberação, a justificativa para tornar as disciplinas obrigatórias, é que elas são necessárias ao exercício da cidadania.

“Por meio da Filosofia e da Sociologia, o estudante se capacita para vivenciar a lógica, a ética e a moral, todas subjacentes às demais áreas do conhecimento e/ou disciplinas. É no Ensino Médio, etapa fi nal da educação básica, que se consolidam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e é, portanto, essa a etapa em que a Sociologia e a Filosofi a contribuirão efetivamente com a formação do educando
para o exercício da cidadania”, afirma o texto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete