21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Enem 2016: Inep tira dúvidas via 0800; veja data da prova e local

2016-10-27 03:01:00

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiverem dúvidas sobre a prova podem tirá-las por meio da Central de Atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no telefone 0800-616161. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante consulte seus dados no site do Enem: enem.inep.gov.br.

O atendimento por telefone tem funcionamento diário, das 7h às 19h (de MS), e será estendido a plantões de atendimento também neste fim de semana e no Feriado de Finados, em 2 de novembro, informou o instituto, nesta quarta-feira (26).

Nesta terça-feira (25), o Inep divulgou o local de provas dos candidatos. Ele pode ser verificado por meio do cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no site do Enem e também pelo aplicativo do exame, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. O instituto recomenda que o cartão seja levado pelos participantes, nos dias de aplicação de prova.

Realizado nos dias 5 e 6 de novembro, o Enem 2016 deve reunir mais de 8,6 milhões de estudantes em todo o país. Mas para se dar bem no exame, é importante atentar-se a alguns detalhes que o G1 lista abaixo.

Baixe o aplicativo G1 Enem

Data e hora

Em ambos os dias da prova, 5 e 6 de novembro, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo sempre o horário de Brasília. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança.

Considerando o horário local de cada estado, bem como horário de verão adotado em boa parte do país, os portões serão fechados às 10h no Acre; às 11h no Amazonas, Rondônia e Roraima; e às 12h no Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, alguns dos estados que aderiram ao horário de verão, os portões serão fechados às 13h. No primeiro dia de prova, os participantes terão 4h30 para responder o exame. No segundo, que conta com elaboração de redação, 5h30.

Documentação

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Certifique-se de levar ao menos um deles, seja ele RG, CPF, CNH, ou até título de eleitor.

Caneta Preta

Esqueça lápis, lapiseira, borracha ou caneta azul. De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Elas também precisam ter o corpo transparente, de forma que o fiscal possa enxergar o interior da caneta.

Alimentação

Refeições equilibradas e nutritivas, antes do exame, são a melhor opção para evitar um mal-estar repentino. Para a sala de prova, leve água e um lanche leve, como barra de cereais, bolachas ou até um chocolate.

Proibições

Não é permitido, sob risco de ter a prova anulada:

Declaração falsa ou inexata em qualquer documento referente ao exame.

Perturbar a ordem e comportar-se indevidamente no local de prova.

Comunicar-se com outro participante, seja por voz, escrito ou qualquer outra forma.

Portar, dentro da sala de provas, equipamento eletrônico e de comunicação (celulares devem ser desligados e colocados dentro de sacos plásticos lacráveis, entregues por fiscais de prova, no local. Esquece aquela selfie bacana).

Qualquer tipo de fraude em benefício próprio ou de terceiros.

Uso de livros, anotações ou referências impressas para consulta, durante o exame.

Deixar a sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou ausentar-se antes de duas horas do início das provas.

Não entregar Cartão-Resposta, Folha de Redação e Folha de Rascunho ao aplicador, ao ao terminar as provas.

Não entregar Caderno de Questões ao aplicador, exceto ao deixar em definitivo a sala de provas nos últimos 30 minutos anteriores ao fim do prazo de resolução do exame.

Deixar a sala de provas com o Cartão-Resposta, Folha de Redação e/ou Folha de Rascunho.

Não obedecer às orientações da equipe de aplicação durante a realização do Exame.

Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

Portar armas de qualquer espécie, mesmo com licença de porte.

Receber quaisquer informações sobre as provas, de qualquer membro da equipe de aplicação do ou de outro participante.

Recusar-se sem justificativa a ser submetida à revista eletrônica, coleta de dado biométrico e ter revista eletrônica de objetos.

Não aguardar em sala de provas das 13h00min as 13h30min para iniciar as provas.

Não apresentar, no prazo estipulado, os documentos solicitados pelo Inep.

Cartão-Resposta e Folha de Rascunho

No Cartão-Resposta, o participante deve marcar a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões, além de transcrever a frase apresentada na capa do caderno de questões. Folhas de Rascunho e marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não são consideradas para fins de correção.

Gabarito

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na própria página do do Inep e no aplicativo do Enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Os participantes poderão acessar os resultados individuais Enem 2016, em data a ser divulgada, por meio da inserção do número de inscrição e senha, ou CPF e senha, no site.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete