27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Concurso Agrinho 2016 movimenta escolas de MS com experiências pedagógica em ações criativas

2016-09-29 15:35:00

O prazo para participar do Concurso Agrinho 2016 está chegando ao fim. Alunos e professores que ainda não fizeram a inscrição, têm até sexta-feira, 30 de setembro, para acessar o site agrinhoms.com.br e confirmar a participação. As instituições públicas de ensino que re cebem o programa de responsabilidade social do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural se movimentam com iniciativas criativas que envolvem alunos, educadores, familiares e a comunidade geral.

Para este ano o tema do Concurso é 'As coisas que ligam o campo e a cidade. Qual o nosso papel para mudar o mundo?'. A coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, avalia o desempenho das escolas que recebem o Agrinho. “As escolas têm apresentado trabalhos que retratam de forma fiel a ponte entre o rural e o urbano e a melhor forma de fazer isso é colocando em prática o conteúdo recebido em sala de aula, a partir da metodologia do programa – que aplica temas transversais aliada a criatividade e dedicação dos educadores, que merecem nota dez”, explica.

Feiras gastronômicas, exposição de produtos do agro, paisagismo e jardinagem, prática de modalidades esportivas como laço cumprido, estão entre as ações organizadas pelas escolas. Os professores inserem nas disciplinas de história, matemática, educação física, a dinâmica do agronegócio. Guia Lopes, Rio Brilhante, Maracaju, Rochedo, Coxim, Jaraguari, Terenos, entre outros já promoveram iniciativas deste tipo.

No novo regulamento os concorrentes poderão apresentar textos – em diferentes gêneros, desenhos e apresentar novas experiências pedagógicas, ações efetivas realizadas dentro e fora da sala de aula. Assim como nas edições anteriores, serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria.

Entre as mudanças do regulamento para este ano também está a inclusão de novos gêneros textuais como poesia, história em quadrinhos, diário pessoal, carta, artigo, conto, crônica ou lenda. Outra novidade é que os coordenadores que apoiam as atividades dos professores na também serão premiados.

A data limite de inscrição é diferente do prazo para cadastrar o trabalho que segue até o dia 07 de outubro e deve ser destinado a Casa Rural, Rua Marcino dos Santos, 401 – Bairro Chácara Cachoeira, CEP 79040-902 – Campo Grande/MS. No ano passado, foram 650 inscrições.

A escolha das melhores produções será a última etapa do Programa Agrinho e a premiação será no mês de novembro em Campo Grande. A iniciativa do Senar/MS deu início em 2014 no Estado e hoje contempla 40 municípios do Estado com ações em 348 escolas estaduais e municipais, somando 120 mil alunos do 1º ao 9º ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete