19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Merendeira conquista crianças com criatividade e alimentos saudáveis

2016-08-22 11:02:00

Uma merendeira tem feito sucesso entre as crianças de uma escola em Porto Feliz (SP). Criativa, Iraci Oliveira abusa da paciência e não economiza no capricho. O método pode inspirar mães com problemas para alimentar os filhos, como é o caso da dona de casa Vanessa Lopes, cujo filho, Felipe, tem problemas para ingerir alimentos saudáveis. "Hoje ele não come absolutamente nada de legumes, salada, nem feijão", explicou.

Iraci trabalha não apenas com comida, mas com arte. O arroz, feijão, carne moída e legumes, que compõem um prato básico, se transformam em palhaço: o rosto é feito de arroz, o babado da roupa, de feijão, o chapéu, de carne moída, e a gravata, de beterraba. O nariz é de cenoura e os olhos, de tomate. Já o alface se transforma em cabelo (veja acima).



O preparo da merenda com esse método demora o dobro do tempo, explica a profissional, mas a ela conta que não se importa. 
"Faço todos os pratos iguais. De manhã, a tarde. Todas as crianças são tratadas iguais na escola", afirmou.

"PratosPratos coloridos chamam a atenção e despertam

interesse das crianças (Foto: Reprodução/TV TEM)

Com o método, legumes e verduras, antes rejeitadas pelas crianças, passam a ser protagonistas da mesa. "Eles vão pelo colorido do prato. E experimentam um pouco".

Pelo menos uma vez por semana ela diz que "inventa" uma novidade e os pequenos notam a diferença. Pedro Henrique Cincilio come legumes em formato de ratinhos e aprova. "Tem gosto diferente. Gosto bom", disse.

Outra ideia

Em Jundiaí (SP), a chef de cozinha Daniela Crisostomo, mãe de uma menina, também abusa da criatividade. Uma de suas sopas ganha cores divertidas e rostinhos. "A gente usou essa estratégia não apenas com a sopa rosa, mas também alusão a personagens. Ela chega da escola mais cansada, mas usa essa estratégia", destacou.



A nutricionista Géssica Agiani aprova a ideia. "Comida saudável vem da educação. E educação vem de casa. Então é bom incentivar os filhos a fazer lista de plantas, a plantar a própria horta. Dão maior satisfação na hora de consumir. A criança cresce saudável e sabe o que pode consumir", finaliza.

  •  

"SopaSopa da 'barbie' é preparada para atrair as crianças (Foto: Reprodução/TV TEM)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete