18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Alunos dizem que Ciência Sem Fronteiras interrompe doutorados

2016-06-28 09:03:00

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) afirmou na noite desta segunda-feira (27) que bolsistas de doutorado pelo programa Ciência Sem Fronteiras (CSF) relatam, de diferentes países, problemas na renovação de suas bolsas. De acordo com os estudantes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem deixado de responder ou negado as solicitações de renovação. 

Procurado, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que apenas a Capes poderia responder as questões. O G1 entrou em contato e aguarda posicionamento do órgão. Até o começo da noite desta segunda-feira não tinham sido divulgadas estimativas de quantos estudantes são afetados pelos problemas. Mais de cinquenta doutorandos brasileiros nos EUA assinaram uma carta enviada à ANPG pedindo ajuda no processo. 

O relato dos estudantes de doutorado pleno apontam que está ocorrendo atraso nos procedimentos burocráticos que levam à interrupção do pagamento. Quando foram selecionados, os estudantes ganharam direito a bolsas que duram 48 meses, mas que precisam ser renovadas anualmente. 

Indefinição na espera 

Em entrevista ao G1 , uma doutoranda em engenharia de construção na Arizona State University (ASU), nos Estados Unidos, afirma que o processo de renovação de sua bolsa e das de outros colegas está atrasado. “Eu tinha até o dia 31 de abril para enviar meu relatório e enviei. Alguns até tentaram enviar antes, mas a Capes não autorizou. No ano passado, renovaram minha bolsa em dois dias e agora nós já estamos em junho”.

Segundo a estudante que irá para o terceiro ano de bolsa caso seu relatório seja aceito, a Capes tem até o dia 31 de julho para entregar o resultado e, como o pagamento é feito trimestralmente, o dinheiro da maioria de seus colegas se esgota em julho. “Nós precisamos de uma resposta antes disso porque precisamos nos programar financeiramente, tentar algum investimento independente ou programar nossa volta para o Brasil”, diz.

Ainda segundo a bolsista, caso a recusa de renovação seja feita é possível entrar com recurso, mas os estudantes não conseguiriam se manter no país sem o dinheiro da bolsa durante o processo.

Além do problema relatado pela doutoranda, os estudantes apontaram em carta aberta problemas com a recusa da renovação. "Ao mesmo tempo, temos notícias de que alguns estudantes estão tendo seus pedidos de renovação negados, sob justificativas gerais e supérfluas em pareceres que não sāo sequer assinados por um consultor", afirma o grupo em carta aberta. 

ANPG promete ocupar e reagir 

Em nota, a presidenta reeleita da ANPG, Tamara Naiz, se disse chocada com os relatos. “Vamos reagir nas ruas, ocupando a Capes e onde tivermos que ocupar. Agora mesmo na SBPC devemos reagir a essas medidas autoritárias”, avisa.

“Os conselheiros da ANPG nos conselhos da Capes, nossos diretores nas regiões e estados do Brasil e a nossa base estão devidamente mobilizadas para cumprir o que aprovamos em nosso congresso, nenhum passo atrás no investimento em ciência”, disse.

Problemas na gestão de bolsas no exterior 

A crise no país já afetou, no começo do ano, a concessão de novas bolsas de estudos no exterior. O primeiro caso é o da suspensão de novas bolsas de pós-graduação no exterior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O segundo caso de bolsas congeladas ocorre com o programa Ciência sem Fronteiras (CSF), que não concedeu nenhuma nova bolsa tanto em 2015 quanto em 2016. Em 2014, 26.119 bolsas foram concedidas. "Novas ações serão anunciadas oportunamente", informou a Capes ao G1 por meio de nota em abril.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete