22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Fies poderá financiar valor total dos cursos

2007-10-10 18:33:00

A Comissão de Assuntos Econômicos acolheu na reunião de ontem substitutivo da Câmara a projeto que altera as regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Uma das modificações permite que se financie até 100% do valor das mensalidades – o limite atual é de 50% –, inclusive para cursos de mestrado e doutorado. A proposta (PLS 5/07) está na pauta do Plenário.

O texto foi aprovado na CAE na forma como veio da Câmara. Mas a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), relatora na comissão, apresentou dois destaques a serem votados em Plenário. Uma das alterações visa suprimir o trecho que autoriza os estudantes a utilizarem recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar o financiamento do Fies.

Além de possibilitar o financiamento integral das mensalidades e ampliá-lo para mestrandos e doutorandos, o substitutivo define o pagamento de taxas de juros diferenciadas. Para os cursos de graduação em Licenciatura, Pedagogia, Normal Superior e de Tecnologia, seriam cobrados juros de até 3,5% ao ano. Para as demais graduações, as taxas seriam de até 5,5% ao ano. E para mestrado e doutorado, os juros seriam de até 6,5% ao ano.

O texto prevê que o estudante poderá se beneficiar de uma carência de seis meses, contados a partir do mês seguinte ao da conclusão do curso. Segundo Ideli, a matéria permite que os encargos sejam pagos por meio de desconto em folha.

A senadora apontou ainda outras modificações, como a exigência de um desempenho mínimo do estudante e dos cursos, além de sanções contra aqueles que descumprirem as regras do Fies.

O projeto original foi apresentado em 2004 e previa a possibilidade de pagamento dos empréstimos do fundo por meio de serviços sociais. Esse objetivo, explicou Ideli, foi eliminado pela Câmara dos Deputados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete