16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Escolas funcionarão por mais tempo em dezembro para compensar calendário

2016-01-27 19:02:00

As escolas estaduais devem receber em breve o novo calendário de ano letivo e ano escolar com a distribuição dos 10 dias que foram adiados. Há expectativa que essas novas datas devem ser entregues nas unidades de Campo Grande ainda nesta quarta-feira (27).

Para compensar essa mudança, as aulas devem terminar mais tarde em dezembro. O calendário escolar terá duração de 211 dias, sendo 200 dias, seis de jornada pedagógica e cinco para exames finais. Extra-oficialmente, o fim do trabalho dos professores pode ficar para 18 ou 21 de dezembro.

Na teça-feira à tarde (26), o governo do Estado decidiu adiar o início das aulas de 15 de fevereiro para 29. O início do trabalho dos professores passou de 3 de fevereiro para 22.

Essa mudança foi acatada depois que a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) fez solicitação ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), no começo deste mês. O pedido foi motivado por conta dos estragos causados pelas chuvas em dezenas de cidades. Muitas estradas ainda passam por reforma e o transporte escolar estaria prejudicado, no caso das aulas começaram em 15 de fevereiro, alegou a associação.

A nova determinação foi dada pela governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), e a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta. Representantes de entidades dos professores também participaram da reunião que originou o anúncio.

PAGAMENTO

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul negociou com o governo do Estado e cobrou que o pagamento dos profissionais contratados não fosse adiado também. 

A governadora em exercício, Rose Modesto, garantiu que haverá uma folha de pagamento complementar, a ser paga em 15 de março, para garantir salário aos profissionais que começaram a trabalhar no dia 22 de fevereiro.

"Essa é uma reivindicação antiga da Fetems. Antes, os professores começavam a trabalhar em fevereiro para receber em abril", disse o presidente da federação, Roberto Botarelli.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete