20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Trabalhos de alunos indígenas da UEMS despertam interesse em Amambai

2015-10-08 16:23:00

Um grupo formado por indígenas alunos dos cursos de história e ciências sociais da unidade universitária da UEMS em Amambai, apresentou alguns trabalhos de iniciação científica abordando as questões relacionadas aos impactos da proximidade dos moradores da reserva com a população não-indígena.

Os resultados preliminares dos trabalhos de iniciação científica foram apresentados durante a 8ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais, promovida recentemente na unidade universitária da UEMS de Amambai.

O acadêmico Makiel Aquino, falou sobre as crianças guarani-kaiowá da reserva Guapo'y/Amambai. O título do trabalho é "Construtor de Costumes e Hábitos". Segundo ele, durante o trabalho de coleta de informações, pôde perceber que as crianças, mesmo com a forte influência dos costumes da sociedade não indígena, mantêm muitos costumes repassados por várias gerações da aldeia.

A aluna Elk Kelli Francismar Rodrigues iniciou um trabalho científico para ajudar a desmontar o preconceito de que "os indígenas não gostam de trabalhar". Segundo ela, isso é um mito. "O que existe hoje é a falta de espaço para que a comunidade indígena possa produzir o próprio sustento. O jeito encontrado é sair da aldeia para trabalhar nos canaviais das usinas, se sujeitando às péssimas condições de vida com graves repercussões para a saúde e para a família", afirmou a acadêmica.

A aluna, que está concluindo o curso de história na UEMS , coletou os dados através de entrevistas com moradores da reserva Guapo'y/Amambai, que trabalham em usinas da produção de açúcar e álcool nos municípios de Naviraí e Sidrolândia.

Outro trabalho apresentado no grupo temático "Relações Étnicas e Território", foi do acadêmico Celuniel Aquino Valiente, do curso de ciencias sociais. O objetivo de pesquisa dele são as transformações e conflitos em torno da identificação forjados pelos guarani-kaiowá da mesma aldeia.

A professora Aline Castilho Crespe, da UFGD, que acompanhou as apresentações, elogiou a forma com que os temas escolhidos pelos alunos foram trabalhados, o que, no seu entender, possibilita a elaboração de novos trabalhos científicos tanto na conclusão dos cursos quanto na pós-graduação. "São temas relevantes que podem inclusive contribuir para que toda a sociedade entenda melhor as relações existentes nas comunidades indígenas de Amambai", frisou.

As apresentações do grupo de trabalho "Relações Étnicas e Território" foram coordenadas pela professora Lauriene Seraguza, da UEMS de Amambai. Ela elogiou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e convidados para a Semana Acadêmica, destacando a importância do debate em torno de temas que influenciam diretamente no dia a dia da comunidade amambaiense.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete