29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ministério da Agricultura define padrões de qualidade para o produto

2007-01-03 02:02:00

A partir de 26 de janeiro, entra em vigor um regulamento técnico do Ministério da Agricultura que estabelece padrões de qualidade para óleos vegetais refinados de milho, girassol, canola e algodão. Até agora, só existia classificação para o óleo de soja.
Na prática, isso não significa que os óleos vão mudar. Segundo o coordenador geral de Qualidade Vegetal do ministério, Fernando Penariol, a diferença aparece apenas no rótulo, que passa a ser obrigatório, com informações sobre a qualidade e o tipo do óleo.
O regulamento traz benefícios para o consumidor, uma vez que, ao estabelecer um padrão de identidade e qualidade para os óleos, o ministério passa a ter mais informações para fiscalizar os produtos.
“O ministério da Agricultura terá a prerrogativa de fiscalizar a classificação desses produtos. E, dessa forma, ver se está classificado corretamente, se está dentro dos requisitos estabelecidos pelos padrões de identidade e qualidade, de modo a garantir melhor qualidade ao consumidor”, diz Penariol.
Um exemplo de padrão de qualidade é que os óleos vegetais refinados soltem pouca fumaça quando aquecidos. Também são analisados acidez, cheiro e impurezas solúveis em éter de petróleo, por exemplo. Todas essas características refletem no uso dos produtos pelo consumidor.
As indústrias têm prazo de um ano para se adequarem à embalagem. O produto que não atender às especificações de qualidade fixadas pelo regulamento poderá ter a comercialização proibida.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete