26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil reforça garantia de carne à Rússia

2007-07-25 20:52:37

    Foi assinado um novo documento de entendimento entre as secretarias de defesa agropecuária do Brasil e da Rússia sobre o comércio de carne, informou nesta quarta-feira (25) o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, por meio da assessoria de imprensa do órgão. Dez frigoríficos brasileiros estão com as exportações à Rússia embargadas desde o final do ano passado.

     Nas últimas semanas, as condições sanitárias da carne brasileira vêm sendo alvo de críticas não apenas da Rússia, mas também da União Européia. Um grupo informal fez uma inspeção em frigoríficos brasileiros e tentou banir a carne brasileira do mercado europeu – a fiscalização, entretanto, foi rejeitada pelo governo brasileiro, que não foi informado da visita, e também com a Comissão Européia. O Brasil nega problemas com o produto. 

      ProcedimentosNa nota, o ministério informou que o documento contém procedimentos que devem ser seguidos pelos exportadores brasileiros, mas não cita quais são essas regras. De acordo com o governo brasileiro, o documento prevê mecanismos para reforçar as garantias sanitárias para os produtos brasileiros de exportação.

      "O resultado da missão como um todo pode ser considerado positivo", disse o secretário. Kroetz está na Rússia desde segunda-feira (23) para tratar do comércio de carnes. Ele falou com a assessoria de imprensa da pasta por telefone. As questões bilaterais continuarão sendo discutidas.

       Fim do embargo Em relação à negociação para reabertura do mercado russo de carne para os dez frigoríficos brasileiros embargados, Kroetz afirmou que está sendo realizada uma inspeção conjunta. A inspeção está prevista, de acordo com nota do ministério, no documento assinado entre as secretarias de defesa do Brasil e da Rússia. As inspeções estão sendo feitas por técnicos dos dois países. 

       A assessoria de imprensa do ministério informa que haverá uma análise dos relatórios desta inspeção, e na próxima semana haverá uma resposta sobre a possível reabilitação dos estabelecimentos exportadores. "Por enquanto está indo tudo bem. Foi mais um avanço no nível de entendimento entre as partes", disse o secretário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete