21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Medidas para exportar carne à Rússia entram em vigor

2007-06-18 10:33:37

Os frigoríficos brasileiros que exportam carne bovina para Rússia têm até a próxima quarta-feira, dia 20, para adotar as novas medidas de controle de embalagens primárias. A partir desta data, toda a carne bovina vendida para a Rússia deverá ter uma etiqueta que identifique a data de produção. Também deverá trazer o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e a descrição do destino.

“A segurança da embalagem primária corresponde desde o abate [do animal] até o embarque [do produto final]. Quem não tomar essa medida não terá o certificado, o que vai impossibilitar a exportação para a Rússia”, explica o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz.

Segundo ele, a partir de 1º de julho, outros componentes de segurança serão agregados ao atual certificado de exportação. “O novo documento será feito com um papel especial que vai conter itens de segurança contra fraudes e informações da procedência dos animais”. O secretário lembra que as medidas não são novidade para o governo brasileiro, uma vez que já vinham sendo adotadas no comércio entre o Brasil, a União Européia e os Estados Unidos.

A Rússia exigiu o mesmo tratamento durante viagem de uma comissão brasileira ao país, realizada no início deste mês. No encontro, em que estiveram presentes representantes do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Federação Russa (SCVF), também ficou acordado que o governo brasileiro passaria a ser responsável pela habilitação, desabilitação e reabilitação dos estabelecimentos exportadores de carne. Até então, essa tarefa era realizada por inspetores russos instalados no Brasil.

A Rússia é hoje um dos principais compradores da carne bovina brasileira, com um volume correspondente a US$ 1,5 bilhão por ano. O país autoriza a compra de carne bovina dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Para o presidente do Fórum Nacional da Pecuária de Corte, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Antenor Nogueira, a adoção das novas medidas não deve mudar esse quadro. “Não acredito que vá modificar alguma coisa em relação à exportação. A Rússia deverá continuar sendo nosso grande comprador neste ano de 2007”.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete