13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Ameaças Russas são para derrubar preço da carne brasileira

2007-06-09 12:39:00

     A ameaça do governo russo de substituir as importações de carne bovina do Brasil pelo produto de outros países da América Latina está sendo encarada em Brasília como uma pressão pouco fundamentada. Desde que os técnicos russos embargaram as exportações de 11 frigoríficos brasileiros no fim de maio, nenhum documento oficial com os reais motivos da suspensão dos embarques foi apresentado até o momento.

    Nem mesmo as "bactérias perigosas" às quais a agência russa de saúde animal e vegetal se refere foram identificadas para que o governo brasileiro pudesse averiguar. Especula-se que os russos estariam usando essa estratégia para derrubar o preço da carne brasileira, que passou a ser muito valorizada após os problemas de seca na Austrália e vaca louca nos Estados Unidos. Esses fatores deixaram o Brasil como principal fornecedor mundial de carne bovina e motivou uma valorização nos preços.

    Sobre os problemas apontados nos certificados de exportação, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Inácio Kroetz, admitiu que existem "fragilidades" no sistema, mas não endossou a afirmação de que exista falsificação de documentos em larga escala. Ele garantiu que até o final de junho estará pronto um novo modelo mais seguro e que já atenda às exigências russas.

     Segundo o secretário, o novo documento terá marca holográfica e padrões de segurança usuais no papel-moeda utilizado no Brasil. "Os itens de segurança irão mudar para que não haja a chance de fraudes nesses certificados", disse Kroetz antes de embarcar para a Rússia. A melhoria no sistema de certificação foi pedida por uma delegação russa que esteve no Brasil no ano passado.

     A missão brasileira que embarcou para a Rússia nesta semana apresentará informações sobre a qualidade e sanidade da carne bovina, além de documentos que mostram as medidas tomadas pelo governo brasileiro para evitar fraudes ao longo de todo o processo de exportação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete