24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

MS: Instalação de usinas gerará 110 mil empregos

2007-06-02 10:12:00

  O Diretor Geral da Funtrab (Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional) de Mato Grosso do Sul, Cícero Ávila Lima, disse hoje durante o seminário: Alternativas de Desenvolvimento: possibilidades e limites, realizado pela Assembléia Legislativa por iniciativa dos deputados Pedro Kemp e Paulo Duarte (PT), que a implantação de novas indústrias de álcool resultará na geração de 110.330 postos de trabalho. A estimativa tem como base o interesse de 59 grupos, que já estão em processo de implantação das usinas.  
 

O procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho), Cícero Rufino, no entanto, fez um alerta sobre as condições de trabalho geradas com a implantação das usinas de álcool. Conforme Rufino, a maior parte do emprego criado no setor sucroalcooleiro ocupa mão-de-obra de outros Estados brasileiros, em geral, das regiões mais pobres do Brasil, além de empregar indígenas no corte da cana-de-açúcar. “A maior parte são trabalhadores indígenas ou migrantes que vêm do Vale do Jequitinhonha e outras regiões do País. Esses trabalhadores estrangeiros emanam serviços públicos dos municípios onde estão instalados”, lembrou, explicando que as cidades que recebem estes trabalhadores não têm direito a recursos do governo federal na área de saúde e assistência social, mesmo que prestem este tipo de atendimento. 
 

O seminário reuniu nesta sexta-feira cerca de 300 participantes e teve como proposta fazer um debate sobre o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, dentro de novas possibilidades além da produção do etanol, e refletir com a sociedade sobre a expansão da monocultura da cana-de-açúcar, apontando e analisando seus aspectos positivos e negativos. Para o debate, foram convidados pesquisadores reconhecidos nacionalmente como o físico e mentor do pró-álcool, Bautista Vidal, e o professor Doutor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Antônio Thomaz Júnior.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete