23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Votorantim: Investimentos do celulose no MS

2007-04-20 11:10:00

Além dos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2007, a Votorantim Celulose e Papel (VCP) anunciou suas perspectivas estratégicas, que têm por base a expansão de dois pólos de crescimento.Além destes pólos, a VCP ressaltou que tem investido na expansão de 35 mil toneladas na produção de celulose na unidade de Americana, antiga Ripasa, entre este ano e o próximo.

De acordo com a empresa, sua capacidade de celulose de mercado deverá se elevar em 1,1 milhão de toneladas a partir de janeiro de 2009, em função de seus investimentos no pólo florestal de Mato Grosso do Sul.

Além disso, através de seus investimentos na nova base florestal em formação no estado do Rio Grande do Sul, a empresa aguarda o licenciamento socioambiental para permitir a construção de uma unidade industrial com capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas de celulose de mercado, com início previsto para próxima década.

A pretensão de expansão da empresa não se restringe a estes dois projetos, já que, através deles, poderá adquirir terras adicionais e firmar parcerias com terceiros que também deverão permitir novas expansões no futuro.


Floresta e fábrica no MS

a Votorantim Celulose e Papel (VCP) passa a ter o controle total das operações em Três Lagoas (MS). A empresa é a nova proprietária da base florestal local e assume também a construção da nova fábrica de celulose, num investimento de cerca de R$ 3 bilhões.

Na base florestal, cerca de mil funcionários, entre próprios e terceiros, já trabalham no plantio, manejo e colheita de eucaliptos. A empresa pretende ampliar essa base, construindo parcerias com os produtores locais. As obras para a construção da fábrica, iniciadas em 2006, têm conclusão prevista para o início de 2009.

Durante a fase de construção, a perspectiva é de que sejam contratados cerca de 5 mil profissionais, das mais diversas áreas, para a gestão, apoio e execução das obras. Esse número pode chegar a 10 mil a 12 mil vagas na fase de pico. Além disso, a expectativa é de que o empreendimento gere de 20 a 30 mil empregos indiretos, de forma a beneficiar, diretamente, a economia regional.

A produção da planta de Três Lagoas – VCP MS – está estimada em 1 milhão de toneladas/ano. Cerca de 70% serão destinadas ao mercado externo, como Europa, Ásia. A concretização do empreendimento proporcionará, de forma sustentável, um crescimento significativo no PIB de Mato Grosso do Sul, e de quase 300% para o município.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete