19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vendas no comércio crescem 3,4% em outubro em MS

2009-12-16 16:39:00

A PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta um aumento de 3,4% nas vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul em outubro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já no âmbito nacional, o aumento nas vendas do comércio brasileiro foi de 8,4%.

O setor de hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos lidera o ranking de vendas, com reação de 12,2%. Artigos de uso pessoal e doméstico tiveram aumento de 9,1% com relação ao ano passado.

A Pesquisa Mensal de Comércio tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos.

A avaliação por setor é feita com base nos dados nacionais. O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com variação de 12,2% no volume de vendas, foi responsável pela principal contribuição à taxa global do varejo.

Esse resultado, acima da média, se justifica pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento real habitual dos ocupados, bem como pela estabilização dos preços do setor.

O segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico – que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos e brinquedos com variação de 9,1% no volume de vendas em relação a outubro de 2008, exerceu o segundo maior impacto na formação da taxa do varejo.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve um incremento nas vendas de 11,3%, seguido por móveis e eletrodomésticos (3,5%) e tecidos, vestuário e calçados (3,9%).

A lista inclui, ainda, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 6,7% de aumento; livros, jornais, revistas e papelaria, com 13,3% e combustíveis e lubrificantes, que tiveram aumento nas vendas de 0,6% com relação a outubro do ano passado.

Dourados

Em Dourados, as vendas no comércio varejista neste final de ainda estão tímidas, segundo avaliação das entidades do setor. Segundo o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Jorge Luiz de Souza, as vendas ainda estão longe do esperado e a expectativa é de aumento no movimento nos próximos dias.

Desde o dia 9 de dezembro, o comércio no centro e nos bairros já está funcionando em horário especial, até 22h. “A partir de hoje [ontem] o governo do Estado e prefeituras devem começar a liberar o 13º salário e, com isto, esperamos uma alavancada nas vendas”, disse ele.

O presidente do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Dourados), Walter Castro, confirma a fragilidade das vendas nos últimos dias. “A partir do dia 18 [sexta-feira] deve ficar melhor, principalmente nos dias bem próximos ao Natal”, argumentou.

Segundo os lojistas, a proximidade com o Paraguai atrapalha as vendas, principalmente por causa do dólar baixo. “É uma briga antiga”, diz Jorge de Souza.

Já no shopping Avenida Center, segundo o gerente comercial Robson Braga Junior, as vendas têm sido ‘excelentes’ na primeira quinzena de dezembro. Segundo ele, o volume de vendas já é 25% maior em comparação ao ano passado. “Tem superado nossas expectativas”, comemorou.

Segundo ele, vários fatores favorecem as vendas e atraem os consumidores ao shopping – entre eles, a grande opção de produtos à disposição do público, a decoração natalina e também a campanha de Natal, que irá sortear duas motos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete