32.7 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Novas regras para tomadas entram em vigor em 2009

2008-11-23 09:05:00

 A partir do ano que vem começam a ser produzidas novas tomadas segundo padrão do Comitê Brasileiro de Eletricidade, que unifica os vários modelos existentes e aumenta sua segurança. – Os novos modelos são mais seguros porque impedem que uma pessoa tenha contato com a corrente elétrica antes que o plugue esteja totalmente encaixado.

Dependendo da voltagem, esse choque pode matar um indivíduo – diz o engenheiro Gustavo Kuster, gerente de regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo ele, os plugues disponíveis atualmente já estão em conformidade com a norma, apresentando dois ou três pinos arredondados e projeção sextavada.

A partir de 2010, os de três pinos virão instalados em geladeiras, máquinas de lavar e microondas, aparelhos que requerem maior proteção. – O terceiro pino funciona como um fio-terra, evitando sobrecargas – explica o engenheiro.

Para o aproveitamento dessa característica dos plugues em prédios construídos antes de 2007 – quando passou a ser obrigatória a construção de edifícios com instalação elétrica aterrada – será necessário alterar o sistema elétrico. Kuster afirma, no entanto, que só a mudança das tomadas já aumenta a segurança.

– Mas o melhor mesmo é que se faça a atualização da instalação. Estamos investindo em campanhas de divulgação para conscientizar o público sobre a importância dessa revisão – relata. Segundo o engenheiro, a mudança não acarretará custos adicionais para as empresas.

– Na verdade, elas economizarão, pois não terão que manter moldes dos vários plugues e tomadas usados hoje, apenas dos novos padrões – conclui.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete