21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rússia ameaça aumentar restrições à carne brasileira

2007-03-15 11:53:00

A Rússia poderá aumentar drasticamente as restrições às carnes brasileiras se o serviço sanitário do país não tomar medidas para impedir que carnes de Estados proibidos de exportar aos russos continuem sendo embarcadas, informou Moscou nesta quarta-feira.

"Estamos pensando em impor restrições em alguns produtos de carne, permitindo apenas importações de carne cozida, ou expressar um voto geral de falta de confiança no serviço veterinário brasileiro", afirmou Sergei Dankvert, chefe da agência veterinária do governo russo (Rosselkhoznadzor).

Ele não quis comentar quando novas restrições poderiam ser implementadas. "Isto dependerá da rapidez da resposta por parte dos brasileiros".Dankvert disse que informou diplomatas brasileiros na quarta-feira sobre que a Rosselkhoznadzor tem evitado a entrada na Rússia de vários carregamentos de carne brasileira com certificados veterinários falsos e originárias de estados afetados por doenças.

Ele afirmou que a Rússia não estava contente com a situação da vigilância sanitária do Brasil em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, onde os russos suspeitam que exista febre aftosa.Ainda de acordo com Dankvert, a Rússia avaliava a possibilidade de transferir alguns fiscais atuando no Brasil para o Uruguai, Argentina ou Paraguai, já que no Brasil não era possível chegar a alguns locais onde a carne com destino à Rússia era embarcada.

A Rosselkhoznadzor disse que as importações de carne brasileira vermelha e de frango têm ficado entre 800 mil e 1 milhão de toneladas anuais durante os últimos anos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete