33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

“Educação diferenciada gera não só conhecimento, mas também arte e cultura”, avalia a secretária de Educação de Amambai, Vera Lorensetti

2015-08-28 19:00:00


Ao avaliar a realização do Fetran – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito de Mato Grosso do Sul, etapa Capey, em Amambai, a secretária municipal de Educação, Vera Lorensetti, disse que uma educação inovadora e arrojada agrega e mobiliza a sociedade.


“Educação diferenciada gera não só conhecimento, mas também arte e cultura”, pondera Vera. O Festival reuniu jovens artistas de escolas das cidades Amambai, Coronel Sapucaia, Caarapó, Aral Moreira, Paranhos, Sete Quedas e Iguatemi. O evento aconteceu no Centro de Eventos de Amambai entre os dias 20 e 23 deste mês.


Foram dezenas de espetáculos teatrais coordenados pelos professores. Representando Amambai, participaram todas as escolas da rede municipal de ensino de Amambai, além de três escolas da rede estadual. As apresentações de Amambai tiveram a assessoria e coordenação da atriz Alessandra Tavares, da coordenadora de Projetos, Glauce Mascarenhas, e do cenógrafo Luiz Cláudio Ferreira.


Na solenidade de abertura, realizada dia 20, as professoras Branca Karasek e Maria Silvia Sória receberam das mãos das autoridades presentes homenagens por terem sido as percursoras do teatro em Amambai. Para Luiz Cláudio, o prêmio foi concebido como forma de reconhecimento aos serviços prestados à arte no município.


“Cada uma delas tem uma bagagem incrível e é impossível não se emocionar ao conversar e conhecer um pouco mais da história destas senhoras que lá no passado não mediram esforços para que a arte fosse valorizada pelas crianças, jovens e adultos de seu tempo”, disse o professor.


Teatro nas Escolas


Vera Lorensetti falou também da importância do Fetran no cotidiano escolar das unidades de ensino no município. “Graças ao Fetran, nós desenvolvemos nas escolas da Rede Municipal de Ensino o projeto Teatro nas Escolas. Ele tem fomentado nos alunos o desejo e o gosto pela arte e isso muito nos emociona e motiva a apoiar iniciativas como esta”, destacou a secretária, afirmando:


A secretária disse que no Natal de Luzes, que é um dos mais tradicionais eventos do município, o teatro também estará presente. ”Nossos alunos estão motivados a continuar fomentando as expressões artísticas despertadas pelo Fetran”, disse Vera.


Vera foi uma das homenageadas pela coordenação do evento. Também receberam homenagens o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, a atriz Alessandra Tavares, o secretário municipal de Cidade, José Luiz Karasek, ex-diretor de escola da Reme e autor da iniciativa de inscrever sua escola, Antônio Pinto da Silva, no Fetran 2014, e o cenógrafo Luiz Cláudio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete