22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Cooperativa de reciclagem de lixo inicia processo de formação em Amambai

2015-08-28 00:17:00

Na terça-feira (25), aconteceu, na sede da Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida, reunião que formou a comissão para a formação de Cooperativa de Processamento e Reciclagem de Lixo em Amambai.

A cooperativa, que será formada por cerca de 30 funcionários da UPL (Usina de Processamento de Lixo) que atualmente atende ao município, a Excelência Ambiental, deu seus primeiros passos para a sua formação.

Acompanhados do empresário Clodoaldo Santos, o Secretário Municipal de Gestão, Rodrigo Selhorst e o Secretário Municipal da Cidade, José Luiz Karasek, os futuros cooperados sanaram dúvidas sobre a formação, atividades e disposições legais da cooperativa.

Para Clodoaldo Santos, atual gerente da empresa Excelência Ambiental, “a parceria da Prefeitura de Amambai é primordial para a criação e desenvolvimento da cooperativa. Isso nos dá uma perspectiva muito boa e o respaldo necessário para que o empreendimento dê certo”, explica.

“A cooperativa é uma forma ímpar de trazer maiores resultados na questão econômica e ambiental do nosso Município”, essa é a opinião do Secretário Municipal José Luis Karasek, que garante: “Vamos nos esforçar para que em 60 dias a coleta seletiva esteja em pleno funcionamento em alguns bairros da cidade. A Prefeitura terá envolvimento direto nas ações”, pontua.

O Secretário Municipal de Gestão, Rodrigo Selhorst, se propôs pessoalmente para contribuir com o que for necessário para a implantação do projeto. “O cooperativismo é uma forma muito vantajosa de empreender. Nos trás benefícios ao longo prazo e me coloco à disposição para colaborar com a formação desta nova empreitada”, finalizou Rodrigo.

Coleta seletiva

Após a criação da cooperativa, a Prefeitura de Amambai passará a implantar a coleta seletiva nos bairros do Município.

O lixo, que hoje é recolhido de forma compactada, mistura todos os dejetos (secos, úmidos, recicláveis e descartáveis), impossibilitando a separação adequada do material quando é recebido na UPL, o que faz com que o trabalho seja mais minucioso e apresente menor aproveitamento para a reciclagem propriamente dita.

Depois de implantada a coleta seletiva, o lixo será retirado das casas já separado em seco e úmido, o que facilita a separação dos tipos recicláveis e mantém a qualidade do material. O método é eficaz e aplicado em diversas localidades do país, como cidades do Paraná, onde o sistema de reciclagem de lixo funciona de maneira exemplar.

Entenda o caso

O Processamento de lixo no Município de Amambai está a cargo da empresa Excelência Ambiental, que recebe os resíduos compactados e efetua a separação, destinando os dejetos inservíveis para um aterro. 

No entanto, em que pese todos os esforços da secretaria municipal de meio ambiente e também do Prefeito Municipal, que por diversas vezes foi pessoalmente ao Imasul, o aterro e também a UPL não foram contemplados, até o momento, com o licenciamento ambiental. Assim, em face da não legalização mencionada, os rejeitos serão enviados para um aterro licenciado e a separação continuará sendo executada pela empresa atual por mais sessenta dias. Após os sessenta dias, a Cooperativa deverá assumir esses serviços.

Dessa forma, o Prefeito Municipal declarou inviável a renovação do contrato com a empresa, que seguiria até o dia 26 de agosto (quarta-feira) e propôs aos sócios-proprietários, a extensão do contrato pelo período de 60 dias, o que possibilita a formação, criação e estruturação da cooperativa formada pelos então funcionários da empresa.

A extensão do contrato foi aceita pela Excelência Ambiental e, a partir daí, os futuros cooperados iniciaram o processo de formação da cooperativa, que tem o apoio da Prefeitura de Amambai, do empresário Clodoaldo Santos e já conquistou parceiras para o futuro empreendimento, como a Tetra Pak, maior incentivadora da reciclagem em todo o mundo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete