19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Secretaria de Direitos Humanos faz mutirão na Aldeia Amambai

2015-06-26 12:45:00

No dia 21/06/2015, (domingo), a SEDH/PR, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, juntamente com representantes da FUNAI, (Núcleo de Ponta Porã) e Representantes do Ministério da Saúde, MDS, Min. do Desenvolvimento Social e combate à fome, Ministério Público e Justiça, Defensoria Pública e Procuradoria Federal da Presidência da República coordenado pela Sra. Maria Izabel da Silva – SDH/PR e Elder Paulo Ribas – Chefe do Núcleo da FUNAI de Ponta Porã. Estiveram na Aldeia Amambai, realizando um mutirão para levantando os principais problemas apresentados pelas lideranças Indígenas de todas as Aldeias da região do Cone Sul.

Principalmente os problemas relacionados com as Crianças e Adolescentes indígenas, no âmbito familiar Indígena de toda a Região do CONE-sul Fronteira, envolvendo agressões causadas por problemas de bebidas alcóolicas e desentendimentos diversos. Também foram tratados as questões das dificuldades e demora em expedição dos documentos civis, como: Registro Civil e Identidade. Devido não ter um atendimento mais especial destinado a comunidades Indígenas, causando muita demora e transtorno por conta de agendamento para expedição dos referidos documentos.

Foram ouvidas a lideranças das aldeias da região que apresentaram a realidade de cada comunidade de acordo com o tema tratado. Tudo foi anotado pelos representantes de cada Órgão conforme o assunto apresentado. E também, as reclamações sobre a dificuldade e falta de apoio por parte das Autoridades no que diz respeito quanto a Violência contra a Criança e o Adolescente dentro da família. Questões como a Violência e suas causas (alcoolismo e Drogas) que foram muito cobradas pelas Lideranças Indígenas. Reclamações pela falta de Segurança dentro e fora das aldeias contra o Indígena. A discriminação e outras formas de Preconceitos.

O Vereador Anilson Prego que também participou da reunião ao fazer uso da palavra agradeceu a presença dos representantes dos vários Órgãos da Presidência da República e também afirmou seu compromisso de estar lutando para ver se consegue encaminhar alguns casos, como a expedição dos documentos, falando com a representante do Cartório do Registro civil (2º Oficio) de Amambai MS. Quanto à expedição do Registro Civil para os Indígenas. E também com o delegado de polícia Civil de Amambai Dr. Michail, quanto à possiblidade de fazer um mutirão para expedição dos documentos de Identidade para os indígenas ou elaborar um calendário com data especial, para atendimento a eles, e com as autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, no que lhes couber.

O vereador Anilson Prego ainda cobrou dos representantes do Governo Federal que mandem respostas quanto aos assuntos tratados. O que a Sra. Maria Isabel da Silva representante da SEDH/PR, afirmou que as providências serão tomadas dentro de suas atribuições com certeza.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete