21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Amambai:Prefeitura investe na melhoria da bacia leiteira

2007-09-05 01:29:00

Promover a melhoria da bacia leiteira do município de Amambai, incentivando o uso de tecnologias adequadas, através da qualificação genética e capacitação e trazendo rentabilidade e sustentabilidade à exploração do gado leiteiro. Este é um dos objetivos da Prefeitura de Amambai, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico. 

Entre as atuais ações estabelecidas, está a realização de palestras que acontecem nesta quinta-feira, 6,  no pavilhão central do Parque de Exposições durante a 19ª Expobai – Exposição Agropecuária de Amambai. O evento é aberto aos produtores em geral, em especial os que já produzem leite ou os que têm interesse. A matéria principal das palestras é o programa desenvolvido no município pela secretaria de Desenvolvimento Econômico – Melhoramento da Bacia Leiteira.

O Programa, que tem a parceria da Iagro e Uniderp, consiste em disponibilizar aos produtores de leite cadastrados serviços de orientação técnica, exames físico-sanitários (brucelose e tuberculose), procedimentos de inseminação artificial e apoio na recuperação de pastagens.

O médico veterinário, Marcos Back, iniciará  a palestra às 13h30 em torno do tema Pastagem e Melhoramento Genético, abordando alternativas para a melhoria da produção de leite através da alimentação do animal.    Às 15 horas a  médica veterinária, Cristiane Araújo, tratará do tema Sanidade Animal.

No período da manhã, outras duas palestras envolvem produtores rurais; um é Sequestro de carbono, perspectiva e viabilidade e a outra, Novas tendências mundiais em certificação. Aspalestras integram a programação da Expobai e objetivam informar produtores rurais e pecuaristas sobre temas atuais e relevantes do setor agropecuário.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico Zélia Borges é relevante que todos os produtores rurais de Amambai participem. “Entendemos que a pecuária de leite merece atenção especial, visto que a atividade é explorada na grande maioria das propriedades rurais do município sem o uso de tecnologias adequadas que tragam rentabilidade e sustentabilidade à exploração do gado leiteiro.”, explica Zélia.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete