20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vazio Sanitário terá início no dia 15 de junho em Mato Grosso do Sul

2015-05-27 22:22:00

Terá início no dia 15 de junho e término no dia 15 de setembro, o período conhecido como vazio sanitário, nessa época fica proibido o plantio de soja. Estabelecido pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro MS) o vazio sanitário tem objetivo de prevenir e controlar a Ferrugem Asiática, doença que ataca a lavoura e causa prejuízos aos produtores.

No Brasil, o vazio sanitário começou a ser adotado em 2006 e hoje está implantado em 12 estados. Desses, três adotaram vazio sanitário de 60 dias, Bahia, Pará e Maranhão. No Estado do Rio Grande do Sul optou-se pelo não estabelecimento do vazio sanitário, por considerarem que as condições climáticas na entressafra não permitem o desenvolvimento da soja e o Estado de Santa Catarina adotou apenas para a entressafra de 2009.

De acordo com Emerson Chirota, fiscal estadual agropecuário, durante essa época também é exigida a eliminação de soja voluntária ou tiguera (plantas originárias dos grãos caídos no solo durante a colheita, transporte, etc.). “Além das multas que poderão ser aplicadas nesse período aos produtores que realizarem o plantio de soja , também poderão sofrer penalidades aqueles que não cadastraram o plantio no ano passado” explicou Emerson.

Nesse ano o cadastro do plantio poderá ser realizado de 01 de setembro a 10 de dezembro. Os cadastros mantidos no banco de dados da Iagro servem de base para identificar exatamente o total de área plantada com soja no Estado, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de um alerta sanitário, além de facilitar as fiscalizações realizadas nas atividades de defesa vegetal.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete