13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Formação Continuada para a Educação Infantil acontece em Amambai

2015-05-27 15:00:00

A Prefeitura de Amambai, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação) iniciou nessa terça-feira (26), Formação Continuada intitulada “Cuidar e Educar, um novo olhar para a Educação Infantil”.

Voltada para professores, estagiários, diretores e coordenadores da Reme (Rede Municipal de Ensino) para a Educação Infantil, a Formação reuniu centenas de profissionais da educação no auditório da Semed, durante todo o dia de curso.

O projeto, que é de autoria da professora Célia Chaparro Miranda, Assessora Pedagógica Educação Infantil no Município de Amambai, contou coma presença da já renomada Professora Doutora Ordália Alves Almeida, que ministrou palestra com o tema “A Prática Docente na Educação Infantil: o Cuidar e Educar como princípio educativo”.

A formação continuada tempor objetivo geral levar o Educador a   refletir e  entender as práticas pedagógicas do  Currículo da Educação Infantil, considerando que a criança é  centro do planejamento curricular, sendo que nas interações, relações  práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Vera Lorensetti, “é gratificante perceber que os profissionais de educação em Amambai, apesar de já possuírem ótimas qualificações e métodos de ensino, estão sempre interessados em aprender mais, adquirir mais conhecimento para que isso possa se refletir na qualidade do ensino que será aplicado aos nossos alunos”, comenta a Secretária.

Célia Chaparro Miranda, Assessora Pedagógica Educação Infantil no Município, fala sobre a importância da formação para o currículo profissional e também seu reflexo na vida dos alunos da Reme. “É importante que estejamos todas sempre dispostas a aprender mais sobre o assunto, se reunindo, buscando ideias novas. Esse é um passo fundamental para a melhor capacitação dos profissionais e também para o aprendizado do nosso maior interessado, que é o aluno”, pontua. “Ainda temos muito o que aprender nesse processo fundamental que é o de cuidar e educar das crianças amambaienses”, finaliza.

O Secretario Municipal de Saúde, Sérgio Périus, mostrou-se contente pela realização do curso em Amambai “Falar de educação infantil é falar de um mundo maravilhoso, que se desenvolve e que vai gerar o futuro da nossa cidade. É inegável que cada vez se faz mais necessário que eduquemos para hábitos mais saudáveis” ressaltou Périus, concluindo: “Quando desenvolvemos um trabalho de qualidade, ninguém desmerece os resultados, que são sempre satisfatórios”, conclui.

O Vereador Anilson Prego, que no ato representou o presidente da câmara de vereadores, destacou o trabalho de cada profissional envolvido na formação. “os profissionais são o apoio ideal para a realização de uma boa educação, que nada mais é do que a base para uma sociedade digna”, falou o vereador.

Representando o Prefeito de Amambai, que se encontra em viagem à Brasilia, juntamente com o vice, Dr. Bandeira, o Secretário Municipal de Finanças, Williams Fernandes, parabenizou a iniciativa. “Quando se cuida da criança, se cuida do futuro do Brasil. O professor, por ser o promotor do conhecimento, deve estar sempre nessa constante busca pelo aprendizado, pela melhor formação”, ponderou o Secretário.

O projeto, que pretende unir práticas saudáveis à métodos de ensino, conta também com profissionais da área da saúde, vinculados à Escola Especial Renascer, mantenedora da Apae em Amambai.

A equipe, disponibilizada pela entidade, é composta de um Médico, Enfermeira, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psicológas, Odontóloga, Psicopedagoga e Pedagogas.

O Vereador Professor Ailton também esteve presente no evento de abertura, que contou com centenas de profissionais na área da Educação Infantil.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete