29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Amambai finaliza Plano Municipal de Educação

2015-05-25 15:00:00

Após diversas reuniões, palestras e discussões entre os profissionais da educação do município de Amambai, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através da comissão de adequação do Plano Municipal de Educação (PME), realizou durante a manhã desta quarta-feira (20) o seminário final do plano com o tema “A educação de Amambai com mais planejamento e qualidade”.

Na oportunidade, foi realizda palestra com a professora mestre Maria José Telles Franco Marques, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

A programação aconteceu na Câmara Municipal de Amambai, onde os participantes fizeram a leitura e aprovação do regulamento e das metas e estratégias elaboradas para o PME, além de encaminhamentos sobre os trabalhos.

O evento contou com a participação do coral Criança Feliz da escola MitãRory, que apresentou o hino de Amambai nas versões em Guarani e Português.

O plano amambaiense possui um diferencial, é o único a criar a 21ª meta, voltada para a educação indígena. Para Elda Vasquez, coordenadora da Edicação Indígena na Semed, Amambai está ajudando os indígenas a manterem a educação perto de sua origem. “Nós, que somos da aldeia queremos sim a educação acompanhando o sistema, mas também queremos uma educação que tenha o nosso jeito”, afirma.

O presidente da Câmara Municipal de Amambai, Jaime Bambil, diz que os avanços que vêm do Plano Municipal são do interesse de toda a população e por isso é necessário que seja acompanhado de perto por todos os segmentos. “Com essas metas, a educação municipal está criando sua autonomia e melhorando cada vez mais através do estudo das condições e necessidades do município; estaremos analisando essas metas com carinho e acredito que elas trarão resultados excelentes após tanto trabalho duro”, acrescenta.

Vera Lorensetti, secretária municipal de Educação, afirma que o PME não teve início neste seminário, que os estudos não começaram com o início das metas, mas com o Plano Nacional de Educação. “A sociedade amambaiense foi representada por delegados nos movimentos da educação e isso se materializa agora no plano que vem com a força da lei palpável para ser realizado no município”, disse ela. Vera conclui afirmando que “com a programação de hoje estivemos formalizando o projeto para que seja entregue ao legislativo”.

O prefeito municipal, Sérgio Barbosa, afirma que o projeto beneficia também os próximos anos com a experiência de todos que estão participando da construção do plano. “Precisamos estipular o que, como e quando; se respondermos essas perguntas, o plano será aplicado em Amambai”, explicitou.

Diretores, professores, secretários e interessados no Plano Municipal de Educação estiveram presentes no plenário Lourino de Jesus Albuquerque acompanhando a programação que conclui as tarefas, elabora estratégias e sistematiza o projeto que está sendo estudado no município há vários meses.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete