23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

E. M. Mbo’Eroy Guarani Kaiowá abre comemorações da Semana dos Povos Indígenas

2015-04-16 10:26:00

Comemorado oficialmente no dia 19 de abril, o Dia do Índio ganha programação especial durante toda a semana nas aldeias de Amambai.

Nesta quarta-feira (15), deu-se início, na sede da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Eroy Guarani/Kaiowá, localizada na Aldeia Amambai, uma série de atividades artísticas e culturais, que seguem até o domingo (19), quando encerram-se as festividades.

 

A abertura do evento foi marcada por apresentações realizadas por alunos e professores, como o tradicional Guachiré. A abertura contou ainda com desfile da Garota e Garoto Indígena Mirim.

Os outros três dias de comemoração na Escola seguem com festival de desenho e poesia, danças tradicionais no estilo Jeroky, competições de atletismo, teatro e desfile final com trajes típicos.

 

Solenidades também marcarão as comemorações, como a entrega de uma academia de ginástica para a comunidade, juntamente com a inauguração do Espaço Cultural Indígena.

 

“Amambai possui a segunda maior população indígena do país, dessa forma, grande parte da nossa população é formada por pessoas de origem indígena. Nós, enquanto administração, queremos somar forças e estar sempre envolvidos para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade, grande responsável pela história do Município”, destaca o Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa.

 

Além do Prefeito Municipal, Sérgio Barbosa, a solenidade de abertura contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Vera Lorensetti.

 

Comemorações também acontecem nas outras aldeias do município

 

A aldeia Jaguari, que conta com aproximadamente 370 pessoas e tem como capitão Itamar, realiza também um festival no dia 19 de abril.O evento conta com almoço e torneio de futebol entre os moradores.

Já a Aldeia Limão Verde, localizada na saída para a cidade de Tacuru, com aproximadamente 1.610 pessoas, terá uma vasta programação para a data.

O capitão Castelão organizou um festival para o dia 19, com início às 8h. Dentro da programação, que acontece na região da casa do capitão, consta um almoço com música e torneio de futebol.

O capitão Valdinez também organizou sua programação, que acontece no barracão da Associação, com show da dupla João Paulo e Cuiabano, a partir das 21h.

A escola Tupã deu início a sua programação na terça-feira (14) que segue até o Dia do Índio. Nesta quarta-feira (15), aconteceuevento cultural e deu-se início o campeonato de futsal “Semana dos Povos Indígenas”, ambos na quadra da escola.

Nesta quinta-feira (16), é realizada uma palestra com os temas Meio Ambiente e Recurso Hídricos, também na quadra da escola às 8h. Após a palestra, segue o campeonato de futsal juvenil nas categorias masculino e feminino.

A partir das 13h, acontece mais uma palestra com o tema Modo de Viver Guarani KaiowáReko, Teko, ministrada por Claudemiro Pereira, graduado em Ciências da Natureza. Logo após tem competição de queda de braço e continuidade do futsal adulto e juvenil.

Na sexta-feira (17), a escola conta com apresentação de dança da cultura gaúcha a partir das 8h, continuidade dos campeonatos e palestras sobre a Importância de falar a língua moderna, com o professor e sindicalista Humberto Vilhalva, e Educação Escolar x Educação Indígena, com a coordenadora da Educação Indígena, Elda Vasquez.

No sábado (18), a programação conta com show de calouros e apresentação cultural no barracão e continuidade dos campeonatos na quadra da escola.

Finalizando a comemoração a data, no domingo (19), logo às 7h30 tem corrida de resistência livre, apresentação de atividades recreativas, cabo de força, arco e flecha e futebol suíço no barracão, além da final dos campeonatos na quadra e almoço.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete