20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Congresso técnico do Fetran reuniu representantes de seis Municípios

2015-04-16 08:43:00

A Prefeitura de Amambai, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizou nessa quarta-feira (15), Congresso Técnico do 6° Fetran – Etapa Amambai.

A etapa do Festival denominada “Capey” acontece de 25 a 28 de junho deste ano no Município de Amambai e pretende mobilizar estudantes e profissionais da educação de várias cidades da região.

O congresso, que aconteceu no auditório da Semed, contou com a participação de representantes das cidades de Sete Quedas, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Iguatemi, Caarapó e a anfitriã Amambai, que puderam participar de debates, orientações, formações e trocas de experiência entre os municípios, que já participaram das outras edições do Festival.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso ao regulamento da edição número seis do Festival, bem como noções de Gênero Teatral – Histórico, tipos e conceitos, orientações para composição textual, cenografia, sonoplastia, figurino e maquiagem, orientação para direção teatral, consciência corporal e controle vocal.

O Prefeito Sergio Barbosa, a Secretária Municipal de Educação Vera Lorensetti e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Fábio Sodré, estiveram presentes no evento que reuniu dezenas de pessoas.

O inspetor Fabio Sodré, organizador do Fetran em Mato Grosso do Sul, definiu em uma palavra a participação dos municípios, que estão empenhados para a realização do festival: emocionante. “Nós, da PRF que atuamos com a educação para o trânsito nas escolas, fazemos mais por paixão e dedicação do que pela obrigação propriamente dita. É muito gratificante chegar em Amambai e ver a dedicação com que as coisas estão sendo preparadas, ver que as portas estão abertas e que as pessoas se comprometem com a ideia”, destaca Sodré.

A Secretária Municipal de Educação, Vera Lorensetti, destacou o fato de que a seletiva realizada em Amambai será a maior do estado. “Em junho, receberemos aqui em Amambai dezenas de grupos teatrais estudantis, que apresentarão diversas peças nos quatro dias de evento. Juntamente com o Luiz Cláudio Ferreira, que é o idealizador do evento, com o apoio dos organizadores e da PRF, optamos por criar um novo formato do evento que permite maior interação entre os participantes. Tanto alunos quanto professores e profissionais terão a oportunidade de conhecer diferentes realidades e gerar a troca de experiências, muito válidas em eventos tão significativos como o Fetran”, analisou a Secretária.

Para o prefeito Sérgio Barbosa, os investimentos são resultado da evolução que vem acontecendo desde as primeiras participações do Município no festival. “Nós podemos observar o quanto a participação de Amambai no festival tem evoluído. Com esse retorno positivo, todos estamos motivados a nos doar ao máximo, fazer com que nosso esforço não fique apenas no objetivo maior que é ganhar o festival de teatro, mas que possa também refletir nas nossas atitudes do dia a dia, na sala de aula e principalmente no trânsito das nossas cidades”, enfatizou o prefeito.

Ao todo, Amambai receberá no Centro Municipal de Eventos, 32 grupos de Teatro Estudantil vindos de vários município do Sul do Estado, além de um grupo originário de Coxim, Norte de MS, para quatro dias de cultura, aprendizado e conscientização para o trânsito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete