2015-03-28 20:25:00
Vilson Nascimento
Considerado pólo em diversos aspectos para vários municípios da região, Amambai, com 37,1 mil habitantes atravessa por uma fase de reestruturação sócio-econômica, com aumento da área plantada com grãos como soja e milho, a reabertura de um frigorífico e investimentos da iniciativa privada.
De olho nessa possibilidade de alavancar o desenvolvimento, o Poder Público local vem se mobilizando no sentido de melhorar a logística, principalmente na área de acessibilidade do município para tentar atrair a atenção de investidores de médio e de grande porte.
Uma das metas é a pavimentação do trecho da Rodovia MS-289 que liga a MS-156 em Amambai a BR-163 no município de Juti.
A rodovia estadual corta uma região que passa por um período de expansão da agricultura em localidades antes exploradas apenas pela pecuária, justamente por conta das dificuldades de escoamento e que é apontada como promissora para atrair investimentos ligados ao agronegócio.
A pavimentação da rodovia, que ao todo tem extensão de 96,5 quilômetros, mas cerca de 20 deles já está asfaltado tendo em vista a pavimentação da MS-180 ligando Iguatemi a Juti, é um compromisso de campanha do atual governador de Mato Grosso do Sul, Reinado Azambuja.
Tal compromisso foi reiterado pelo governador ao prefeito de Amambai, Sérgio Diozébio Barbosa, durante a inauguração de uma unidade frigorífica da companhia JBS na cidade de Iguatemi, no mês passado.
Na ocasião Azambuja pediu ao prefeito a realização de um levantamento de todo o potencial econômico daquela região para conhecimento interno do Governo, dados estes que também poderão servir para fomentar a instalação de investimentos naquela região.
Anel Viário
Outra luta encampada pelo Poder Público Municipal (Prefeitura e Câmara) em Amambai é a construção de um anel viário para retirada do trânsito pesado do centro da cidade.
Atualmente o coração comercial de Amambai, que marca a junção de dois trechos de rodovias estaduais, a MS-386 (Amambai a Ponta Porã) e a MS-156 (Amambai a Caarapó e a Tacuru), recebe diariamente um grande fluxo de veículos de carga, principalmente de caminhões e carretas que fazem o transporte de grãos como soja e milho para a região sul do País.
A reivindicação pela construção do anel viário, que interligaria a MS-386 na altura da saída para Ponta Porã até a região da Aldeia Limão Verde, na MS-156 entre Amambai e Tacuru, cortando inclusive o trecho da mesma rodovia estadual que liga Amambai a Caarapó, é bastante antiga e até teve a execução “ensaiada” pelo Governo do Estado anterior, mas acabou não saindo do papel.
Para evitar que a obra não fique somente no campo da reivindicação durante o governo atual, o vereador Roberto Dias, com aval dos demais doze vereadores que compõe a atual legislatura em Amambai, apresentou uma indicação sugestiva que foi acatada pelo prefeito Sérgio Barbosa.
A proposta do parlamentar prevê a construção, em primeiro momento, de apenas uma parte do anel viário interligando a MS-386 a MS-156 entre Amambai e Caarapó.
Segundo o prefeito, a construção deste trecho do anel, que mede aproximadamente 5 quilômetros e não precisa da implantação de ponte, já aliviaria bem o trânsito de veículos de carga no centro e facilitaria a acessibilidade para as próprias empresas transportadoras.
“A conclusão do restante do anel viário ligando os dois trechos da MS-156 onde é mais longo e inclusive precisa da confecção de ponte sobre o Rio Panduí deixaríamos para buscar futuramente”, disse Sérgio Barbosa, que durante inauguração de obras realizada sábado, dia 14 de março, em Sete Quedas, apresentou a sugestão do “meio anel viário” ao coordenador regional das ações do Governo do Estado, Dirceu Bettoni, para ser levada ao conhecimento do governador Reinaldo Azambuja para análise.