20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cadastro Ambiental Rural será tema de palestra no SRA

2015-03-03 22:09:00

O Sindicato Rural de Amambai realizará na segunda-feira, dia 9 de março, uma palestra técnica com o tema “O novo Código Florestal e o CAR” ministrada pelo engenheiro agrônomo Daniel Ingold, diretor da Agrobusiness Consultoria em Agronegócios.

A palestra tem o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e orientar os produtores que deverão, obrigatoriamente, inscrever suas propriedades, independentemente da situação das terras (com ou sem matrícula, registro de imóveis ou transcrições). O intuito do CAR é a regularização ambiental e não fundiária.

O CAR é pré-requisito para obtenção de licenciamentos e autorizações ambientais para quaisquer atividades econômicas, agropecuárias ou florestais. O cadastro garante ao produtor que estiver em situação irregular com a legislação ambiental novos prazos e meios para resolver pendências. Os Estados vão receber as imagens por satélite que trazem detalhes dos mais de cinco mil imóveis rurais distribuídos em todo o país.

Devem fazer o cadastramento todos os 5,2 milhões de imóveis rurais, conforme prevê o novo Código Florestal (Lei 12.651/2012). O prazo para inscrição no CAR é de um ano a partir de sua implantação nacional, que aconteceu no dia 06 de maio de 2014, com a publicação da Instrução Normativa nº2, do Ministério do Meio Ambiente, portanto irá até 06 de maio de 2015.

A Palestra técnica terá início às 19h horas e será realizada no Salão Multiuso do Sindicato Rural de Amambai, na Rua da República 3141. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3481 1093.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete