23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai:Projeto História viva conclui mais duas etapas

2007-08-28 07:24:00

O projeto História Viva realizado pela secretaria de Educação, completou mais duas etapas de seu desenvolvimento. A iniciativa é da Prefeitura de Amambai e objetiva a valorização da história de Amambai, passando aos jovens, adolescentes e às pessoas que vieram de outras regiões o conhecimento sobre o município através de sua história e cultura.
        
Em cada etapa, uma escola e um palestrante são convidados para participar do projeto. O palestrante relata, através de verso, prosa ou uma simples narrativa, as transformações ocorridas na região por fatos históricos. No final deste ano, será editado um livro e um vídeo em DVD com todas as entrevistas realizadas pelo projeto História Viva.
        
Na quarta-feira, 22, o projeto aconteceu na escola municipal Dr. Rachid Saldanha Derzi. O entrevistado foi o comerciante Nery Viera, que nasceu em Paranhos e começou a residir na cidade de Amambai em 1959. Ele contou um pouco da história de Amambai ressaltando como era a região quando ele chegou.
        
Nesta oportunidade, participaram o prefeito municipal Sérgio Barbosa, autoridades e algumas pessoas que já foram entrevistadas pelo projeto, Vilson e Anoelina Moreira, Ramão Corrêa e a professora Anita Lopes. Sérgio Barbosa em seu pronunciamento ressaltou a importância do projeto. “O projeto História Viva é uma maneira de aproximar as pessoas e reconhecer o valor que há em cada cidadão” disse Sérgio.
          
Na sexta-feira, 24, o projeto aconteceu na escola  municipal Antonio Pinto da Silva, com a presença do prefeito municipal, autoridades e comunidade escolar.  Nesta unidade escolar, o entrevistado foi Iroaldo e Diva Machado que contou sua trajetória em Amambai, enfatizando as carreteadas. Nesta oportunidade, também foi realizada uma apresentação de arpa pelo músico Jasi Cleiton e uma de dança pelo grupo Conviver.
        
Estas etapas do projeto também contaram com as presenças do advogado e voluntário do projeto, Odil Puques, das diretoras das escolas Rachid e Antonio Pinto, Rosilei Charão e Eliane Espíndola, da professora e primeira-dama, Maria Helena Barbosa, e da secretária de Educação, Rosane Pereira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete